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No âmbito da pavimentação, o pavimento asfáltico reciclado, do inglês Reclaimed Asphalt
Pavement (RAP), vem sendo estudado para ser utilizado na produção de misturas asfálticas a
quente. O emprego de elevados teores de RAP em misturas asfálticas resulta na maior
suscetibilidade a falhas sob baixas temperaturas e ao dano por fadiga. A adição de agentes
rejuvenescedores à mistura asfáltica reciclada com a utilização de RAP se mostra necessário
para contornar essas desvantagens, agindo como compostos que regeneram as propriedades do
ligante envelhecido. Assim, esta pesquisa analisou o uso do ácido graxo da borra do óleo de
soja (AGBS) - material oriundo da borra do óleo de soja, resíduo gerado na etapa de refino do
óleo de soja - como agente rejuvenescedor para misturas asfálticas recicladas, sendo realizada
uma análise do desempenho mecânico e estimativa de custo da mistura asfáltica. O ligante
asfáltico com penetração 50/70 (PG 64-XX) utilizado neste estudo foi modificado com o AGBS
no teor de 7% por peso do ligante. Para fins de comparação de desempenho mecânico, foram
realizados ensaios de resistência à tração, dano por umidade, módulo de resiliência e vida de
fadiga de duas misturas asfálticas, uma mistura asfáltica de controle, composta unicamente por
materiais virgens, e uma mistura asfáltica reciclada produzida com 40% de RAP e com o ligante
modificado pelo AGBS. A verificação da significância dos dados foi realizada por meio do teste
estatístico t de student. Além disso, foi realizado uma estimativa de custo de produção da
mistura asfáltica de controle e da mistura asfáltica reciclada para fins comparativas. A utilização
do ácido graxo da borra do óleo de soja não apenas viabilizou o uso do RAP como também
atribuiu à mistura asfáltica desempenho mecânico superior à mistura asfáltica de controle em
todos os ensaios mecânicos realizados neste estudo. Ademais, a mistura asfáltica reciclada
apresentou custo de produção inferior à mistura asfáltica de controle. |
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