UEPB - Repositório Digital

Whatsapp business na gestão pública educacional no contexto de pandemia: um estudo com gestores do IFPB – campus Campina Grande

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rodrigues, Golbery de Oliveira Chagas Aguiar
dc.date.accessioned 2023-01-02T12:29:26Z
dc.date.available 2023-01-02T12:29:26Z
dc.date.issued 2022-12-22
dc.identifier.other CDD 371
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28518
dc.description Rodrigues, Golbery de Oliveira Chagas Aguiar. Whatsapp Business na gestão pública educacional no contexto de pandemia: um estudo com gestores do IFPB – Campus Campina Grande. 2022. 53 p. Monografia (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Estadual da Paraíba, Pró-reitora de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância , 2022 pt_BR
dc.description.abstract Os anos pandêmicos de 2020 e de 2021 exigiram - também para gestores educacionais - novas posturas e metodologias diferenciadas nas tratativas com a comunidade acadêmica. Nesta perspectiva, inserem-se as diversas plataformas digitais de interação que aproximaram de modo significativo, mesmo que por vias remotas, membros diversos do ambiente escolar, a exemplo de professores, alunos, pais/responsáveis, todos afetados pela suspensão das atividades presenciais, diante da situação pandêmica do COVID 19. Plataformas como google classroom, moodle, meet, teams, zoom, app de mensagens..., todas vinculadas a contas institucionais evitaram, dentro de seus limites, as descontinuidades do processo de ensinoaprendizagem, no caso da relação aluno/professor, como também da gestão escolar, nas suas tratativas com membros internos e externos da comunidade acadêmica. No caso da interação com atores externos (pais/responsáveis, parceiros sociais, líderes comunitários, Associações...) uma ferramenta decisiva no campo da eficiência de comunicação foi a versão business do WhatsApp que, vinculado a um número telefônico fixo setorial da instituição conseguiu agilizar as conversações e circular as informações em tempo instantâneo. Este artigo possui o objetivo de investigara utilização do WhatsApp Business em ambiente institucional, na gestão departamental de ensino técnico, bibliotecária e de mais cinco Coordenações de cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB – campus Campina Grande, desde o período de sua respectiva implantação até o mês de novembro de 2022, em comparação com um outro canal institucional, o e-mail setorial oficial. Do ponto de vista metodológico, a discussão foi norteada pela perspectiva qualitativa. Em âmbito de fundamentação teórica está amparada em Abdalla (2021), Bancovsky (2008), Duarte (2006) e Egler (2010). Sobre os principais resultados, o estudo aponta que a alta frequência de envio e de recepção de mensagens, de gestores com membros diversos da comunidade acadêmica, aponta para circulação mais produtiva de interações, em comparação com o e-mail acadêmico-setorial. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Cinthia Moura Frade pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Gestão pública educacional pt_BR
dc.subject Interatividade digital pt_BR
dc.subject Pandemia Covid-19 pt_BR
dc.title Whatsapp business na gestão pública educacional no contexto de pandemia: um estudo com gestores do IFPB – campus Campina Grande pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta