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Os anos pandêmicos de 2020 e de 2021 exigiram - também para gestores educacionais - novas
posturas e metodologias diferenciadas nas tratativas com a comunidade acadêmica. Nesta
perspectiva, inserem-se as diversas plataformas digitais de interação que aproximaram de
modo significativo, mesmo que por vias remotas, membros diversos do ambiente escolar, a
exemplo de professores, alunos, pais/responsáveis, todos afetados pela suspensão das
atividades presenciais, diante da situação pandêmica do COVID 19. Plataformas como google
classroom, moodle, meet, teams, zoom, app de mensagens..., todas vinculadas a contas
institucionais evitaram, dentro de seus limites, as descontinuidades do processo de ensinoaprendizagem, no caso da relação aluno/professor, como também da gestão escolar, nas suas
tratativas com membros internos e externos da comunidade acadêmica. No caso da interação
com atores externos (pais/responsáveis, parceiros sociais, líderes comunitários,
Associações...) uma ferramenta decisiva no campo da eficiência de comunicação foi a versão
business do WhatsApp que, vinculado a um número telefônico fixo setorial da instituição
conseguiu agilizar as conversações e circular as informações em tempo instantâneo. Este
artigo possui o objetivo de investigara utilização do WhatsApp Business em ambiente
institucional, na gestão departamental de ensino técnico, bibliotecária e de mais cinco
Coordenações de cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB – campus Campina Grande, desde o
período de sua respectiva implantação até o mês de novembro de 2022, em comparação com
um outro canal institucional, o e-mail setorial oficial. Do ponto de vista metodológico, a
discussão foi norteada pela perspectiva qualitativa. Em âmbito de fundamentação teórica está
amparada em Abdalla (2021), Bancovsky (2008), Duarte (2006) e Egler (2010). Sobre os
principais resultados, o estudo aponta que a alta frequência de envio e de recepção de
mensagens, de gestores com membros diversos da comunidade acadêmica, aponta para
circulação mais produtiva de interações, em comparação com o e-mail acadêmico-setorial. |
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