Resumo:
Este trabalho teve como objetivo analisar de que forma a educação democrática pode
contribuir com a Gestão Escolar enquanto um componente para uma educação de
qualidade. Justifica-se a relevância deste trabalho, pois o mesmo vem discutir a
compreensão de que uma educação de qualidade é fundamental para o
desenvolvimento do país alastrou-se nas últimas décadas a ponto de se tornar notória
no Brasil. Além disso, é necessário abordar a importância da Escola democrática na
construção de um ambiente saudável, assim como de cidadãos conscientes dos seus
direitos. A metodologia utilizada para se alcançar os resultados deste estudo foi a
pesquisa bibliográfica que teve base de natureza qualitativa, e se utilizou de materiais
elaborados como livros, artigos e demais obras atuais sobre o referido tema. Através
deste estudo se pode concluir que passos importantes foram dados pelas escolas
públicas para propiciar as bases institucionais, visando a edificar um processo de
gestão democrática. Esses mecanismos institucionais propiciaram às escolas ganhos
importantes no sentido de conceber e vivenciar novos mecanismos de gestão
democrática em um espaço, até então, dominado por práticas autoritárias e avessas à
participação dos agentes escolares e da comunidade.
Palavras-chave: Administração; Gestão Escolar; Educação Democrática.
Descrição:
SOUSA, Janaina Kelly da Silva Sousa. Gestão Escolar e Educação Democrática,2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.