UEPB - Repositório Digital

As implicações das atividades experimentais para assimilação do conhecimento do ensino da Física em sala de aula

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Marília Gabriela da Silva
dc.date.accessioned 2023-02-02T13:20:07Z
dc.date.available 2023-02-02T13:20:07Z
dc.date.issued 2022-11-30
dc.identifier.other 21. ed. CDD 530.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28552
dc.description SANTOS, M. G. S. As implicações das atividades experimentais para assimilação do conhecimento do ensino da Física em sala de aula. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo objetiva analisar as implicações das atividades experimentais para assimilação do conhecimento do Ensino da Física em sala de aula. Para isso, buscará compreender a contribuição da experimentação no processo de ensino-aprendizagem de Física. Através do qual será possivel observar o envolvimento e consequentemente a aquisição de saberes por jovens que estão vivenciando na prática tanto os conteúdos da Física quanto as relações destes saberes com o seu dia a dia. Durante a vivência do meu estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em Física usei experimentos e pude perceber que ajudou muito na motivação dos alunos para aprender sobre o tema. Isso me motivou e me fez procurar entender o processo de aquisição de saberes e os modos como esses saberes poderão ser integrados na vivência de cada indivíduo. Desse modo, o presente estudo tem como problemática: quais as implicações das atividades experimentais para a assimilação do conhecimento do Ensino da Física em sala de aula? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, realizada através de uma revisão integrativa de literatura nas bases de dados Lilacs, Scielo e Google Acadêmico. A revisão literária foi realizada no período de outubro de 2022, empregando os seguintes descritores: Atividades Experimentais, Ensino da Física e Apendizagem. Para a seleção do material foram respeitados os critérios de inclusão: artigos científicos nacionais completos publicados em português, no período de janeiro de 2018 a outubro de 2022 (últimos 05 anos), que tratam sobre o contexto: Asimplicações das atividades experimentais para assimilação do conhecimento do Ensino da Física em sala de aula. Serão excluídas dissertações e teses, artigos científicos em idiomas diferentes do português e artigos de revisão. Apesar das grandes dificuldades que se impõem à formação de professores de Física com qualidade e ao aprendizado dos estudantes, sejam do Ensino Fundamental e/ou Médio, reconhece-se a importância do Ensino de Física. Assim, um dos métodos que deve ser seguido em sala de aula é dar oportunidade para o aluno interpretar e intervir nas atividades de maneira produtiva como a experiência em sala de aula, com o empenho de superar os obstaculos e contribuir para que a educação cumpra com o seu dever de formar cidadãos conscientes, formadores de opinião, não através de atividades mecânicas, mas de contextualização. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Rejane Maria da Silva Farias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino da Física pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Atividade experimental pt_BR
dc.subject Sala de aula pt_BR
dc.title As implicações das atividades experimentais para assimilação do conhecimento do ensino da Física em sala de aula pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta