dc.contributor.author |
Rodrigues, Jainy da Costa |
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dc.date.accessioned |
2023-02-02T13:34:18Z |
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dc.date.available |
2023-02-02T13:34:18Z |
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dc.date.issued |
2022-12-15 |
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dc.identifier.other |
21. ed. CDD 530.7 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28556 |
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dc.description |
RODRIGUES, J. C. Evasão e permanência na educação de jovens e adultos no cenário pós-pandêmico: um estudo de caso em Cajazeirinhas - PB. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas , Patos, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A questão da evasão é um constante assunto que permeia a modalidade EJA (educação de jovens e adultos), com motivos e significados diversos a depender de contextos distintos. O ineditismo dessa conjuntura de pandemia trás questões em que é preciso se debruçar para compreender os novos sentidos de evasão e motivos de permanência do aluno da EJA. Assim, o presente trabalho se norteia a partir do seguinte problemática: quais as sentidos e razões de evasão e motivos de permanência dos alunos da EJA no cenário pós pandêmico? O estudo tem por objetivo geral investigar situações e processos que contribuem para o aumento da evasão escolar na EJA, considerando também os motivos e sentidos que levam a permanência dos alunos nesta modalidade. Como objetivos específicos: compreender o contexto educacional pós pandêmico com suas especificidades; identificar fatores objetivos e subjetivos que influenciam na evasão ou permanência dos alunos da EJA. Como metodologia de pesquisa, diante dos objetivos expostos, optou-se pelo tipo exploratória de forma descritiva, utilizando a pesquisa de campo, com uso da técnica da entrevista semiestruturada, e o recurso da observação participante, em análise quanti qualitativa de dados. Os resultados apontam para o continuísmo da desistência escolar ligado ainda às baixas condições de vida deste grupo específico, por motivos de renda, trabalho, saúde, são obrigados a uma inconstância
permanente na escola, além de fatores ligados ao precário serviço educacional que é oferecido a esse grupo. Já sua permanência está atrelada ao discurso de mudança de vida oferecido pela escola e a possibilidade de ascensão profissional e social, além do reconhecimento dessa instituição ser o território de aprendizado e construção de uma identidade social. |
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dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Janine Vicente Dias |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Educação de jovens e adultos - EJA |
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dc.subject |
Educação a Distância - EaD |
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dc.subject |
Permanência |
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dc.subject |
Evasão |
pt_BR |
dc.title |
Evasão e permanência na educação de jovens e adultos no cenário pós-pandêmico: um estudo de caso em Cajazeirinhas - PB |
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dc.type |
Other |
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