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Evasão e permanência na educação de jovens e adultos no cenário pós-pandêmico: um estudo de caso em Cajazeirinhas - PB

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dc.contributor.author Rodrigues, Jainy da Costa
dc.date.accessioned 2023-02-02T13:34:18Z
dc.date.available 2023-02-02T13:34:18Z
dc.date.issued 2022-12-15
dc.identifier.other 21. ed. CDD 530.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28556
dc.description RODRIGUES, J. C. Evasão e permanência na educação de jovens e adultos no cenário pós-pandêmico: um estudo de caso em Cajazeirinhas - PB. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas , Patos, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A questão da evasão é um constante assunto que permeia a modalidade EJA (educação de jovens e adultos), com motivos e significados diversos a depender de contextos distintos. O ineditismo dessa conjuntura de pandemia trás questões em que é preciso se debruçar para compreender os novos sentidos de evasão e motivos de permanência do aluno da EJA. Assim, o presente trabalho se norteia a partir do seguinte problemática: quais as sentidos e razões de evasão e motivos de permanência dos alunos da EJA no cenário pós pandêmico? O estudo tem por objetivo geral investigar situações e processos que contribuem para o aumento da evasão escolar na EJA, considerando também os motivos e sentidos que levam a permanência dos alunos nesta modalidade. Como objetivos específicos: compreender o contexto educacional pós pandêmico com suas especificidades; identificar fatores objetivos e subjetivos que influenciam na evasão ou permanência dos alunos da EJA. Como metodologia de pesquisa, diante dos objetivos expostos, optou-se pelo tipo exploratória de forma descritiva, utilizando a pesquisa de campo, com uso da técnica da entrevista semiestruturada, e o recurso da observação participante, em análise quanti qualitativa de dados. Os resultados apontam para o continuísmo da desistência escolar ligado ainda às baixas condições de vida deste grupo específico, por motivos de renda, trabalho, saúde, são obrigados a uma inconstância permanente na escola, além de fatores ligados ao precário serviço educacional que é oferecido a esse grupo. Já sua permanência está atrelada ao discurso de mudança de vida oferecido pela escola e a possibilidade de ascensão profissional e social, além do reconhecimento dessa instituição ser o território de aprendizado e construção de uma identidade social. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Janine Vicente Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos - EJA pt_BR
dc.subject Educação a Distância - EaD pt_BR
dc.subject Permanência pt_BR
dc.subject Evasão pt_BR
dc.title Evasão e permanência na educação de jovens e adultos no cenário pós-pandêmico: um estudo de caso em Cajazeirinhas - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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