Resumo:
O ano de 2020 foi marcado pelo surgimento e expansão a nível global da Covid-19, que consequentemente deu início ao isolamento social. No entanto, para dar continuidade ao exercício letivo, as escolas adotaram o método de ensino remoto emergencial (ERE). Tendo em vista tal contexto catastrófico na história humana, em que o campo da educação foi reconfigurado com novas provocações, aqui se questiona: como especificamente se deu a aprendizagem do componente curricular de Física em tais períodos? assim, o presente estudo tem como objetivo geral: analisar o impacto do ensino remoto de Física e seus efeitos no retorno ao modelo presencial, através de comparativo de indicadores de aprendizagem entre os períodos supracitados. E, como objetivo específico: verificar os níveis de aprendizagem através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); investigar a percepção dos alunos a respeito do período pós aulas remotas; e compreender, ainda, quais foram os maiores desafios por eles enfrentados com a volta das aulas presenciais. No que se refere à metodologia empregada, considerando os objetivos que se tem a realizar, a pesquisa é de natureza empírica, do tipo descritivo, incialmente se fazendo uso da investigação bibliográfica e em seguida com pesquisa de campo, com uso de questionários e entrevistas para uma análise quanti-qualitativa. Os resultados deste estudo mostram que a aprendizagem dos alunos após as aulas remotas foi drasticamente afetada, fomentando desafios como falta de foco, desinteresse pelas aulas e dificuldade em resolução de atividades e cálculos simples.
Descrição:
OLIVEIRA, A. G. A. Ensino aprendizagem: uma análise do impacto das aulas remotas no ensino de Física presencial. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.