Resumo:
O Ensino de Física sempre esteve envolto em muitos processos que visam analisar quais as melhores possibilidades para que de fato aconteça a aprendizagem de forma efetiva. Sendo assim, o presente trabalho pretende identificar as vertentes deste Ensino antes e depois da pandemia da Covid-19, englobando seus desafios para o processo de Ensino e aprendizagem em uma instituição pública de Ensino do estado de Paraíba. Analisou-se que o contexto histórico pandêmico, problematizou uma conjuntura Política de Educação na atualidade, principalmente na área da Física. Dessa forma, buscou se avaliar os relatos de estudantes do Ensino Médio da Escola ECI Joselita Brasileiro, no contexto do Ensino remoto e presencial. A investigação baseou-se em pesquisa bibliográfica, documental e um questionário encaminhado por meio eletrônico (Whatsapp), utilizando link da Plataforma Google Forms. A amostragem incluiu apenas alunos que haviam iniciado os estudos de forma presencial. A conclusão central da pesquisa é que os alunos avaliam negativamente o ensino remoto na comparação com o ensino presencial, entretanto apontam vantagens na modalidade remota para o Ensino da Física.
Descrição:
SILVA, G. C. O ensino de física remoto e presencial: desafios do processo de ensino e aprendizagem. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.