dc.description.abstract |
O ensino de Geografia passou e vem passando por diversas modificações ao longo de sua trajetória enquanto disciplina escolar. Desde o início do processo de escolarização brasileira, a implementação dessa ciência no currículo escolar e o exercício da docência nos dias atuais, vários questionamentos acerca de quais recursos didáticos e metodologia ideal utilizar para se ensinar Geografia perseguem alguns professores cotidianamente. Desde antes dos smartphones dominarem os corredores das escolas, várias metodologias foram prescritas/adotadas visando fugir do modo tradicional de ensino e promover um processo de aprendizagem mais dinâmico e divertido. Com isso, o uso de recursos didáticos foi ganhando adeptos e o lúdico se tornou uma das metodologias capazes de dinamizar o ensino e favorecer o processo de aprendizagem dos alunos. Diante disso, o presente estudo tem o objetivo de analisar o uso de metodologias lúdicas no ensino de Geografia a partir do que vem sendo produzido e publicado no Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia - ENPEG nos anos de 2017 e 2019. Como objetivos específicos constituem-se: a) entender a valorização do lúdico como atividade geradora de desenvolvimento intelectual, emocional e social dos educandos; b) compreender de que forma a inserção de metodologias lúdicas pode estimular o interesse, a imaginação e o desenvolvimento do estudante para o aprendizado em Geografia; c) refletir sobre a utilização do lúdico no ensino de Geografia, de modo que seja possível despertar a criticidade dos alunos. Além disso, se justifica como uma forma de analisar os benefícios e desafios acerca da utilização da ludicidade no ensino de Geografia. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, em que buscamos em referenciais bibliográficos, artigos e documentos de autores/as como: Roloff (2018), Lima (2008), Santos (2021), Almeida (1987), Santos, Carvalho e Dias (2018) que abordam em seus estudos, práticas e metodologias de ensino, bem como a utilização do lúdico como metodologia de ensino. Essas obras associadas às publicações do ENPEG nos possibilitaram compreender ao fim desta pesquisa, como o lúdico pode, além de dinamizar as aulas de Geografia, facilitar o seu processo de ensino e aprendizagem. |
pt_BR |