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O Lúdico no processo de ensino-aprendizagem de geografia: uma revisão a partir do Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia (2017 e 2019)

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dc.contributor.author Silva, Mayra Talita de Oliveira
dc.date.accessioned 2023-02-08T04:01:05Z
dc.date.available 2023-02-08T04:01:05Z
dc.date.issued 2022-12
dc.identifier.other CDD 910
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28582
dc.description SILVA, M. T. de O. O Lúdico no processo de ensino-aprendizagem de geografia: uma revisão a partir do Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia (2017 e 2019). 2022. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O ensino de Geografia passou e vem passando por diversas modificações ao longo de sua trajetória enquanto disciplina escolar. Desde o início do processo de escolarização brasileira, a implementação dessa ciência no currículo escolar e o exercício da docência nos dias atuais, vários questionamentos acerca de quais recursos didáticos e metodologia ideal utilizar para se ensinar Geografia perseguem alguns professores cotidianamente. Desde antes dos smartphones dominarem os corredores das escolas, várias metodologias foram prescritas/adotadas visando fugir do modo tradicional de ensino e promover um processo de aprendizagem mais dinâmico e divertido. Com isso, o uso de recursos didáticos foi ganhando adeptos e o lúdico se tornou uma das metodologias capazes de dinamizar o ensino e favorecer o processo de aprendizagem dos alunos. Diante disso, o presente estudo tem o objetivo de analisar o uso de metodologias lúdicas no ensino de Geografia a partir do que vem sendo produzido e publicado no Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia - ENPEG nos anos de 2017 e 2019. Como objetivos específicos constituem-se: a) entender a valorização do lúdico como atividade geradora de desenvolvimento intelectual, emocional e social dos educandos; b) compreender de que forma a inserção de metodologias lúdicas pode estimular o interesse, a imaginação e o desenvolvimento do estudante para o aprendizado em Geografia; c) refletir sobre a utilização do lúdico no ensino de Geografia, de modo que seja possível despertar a criticidade dos alunos. Além disso, se justifica como uma forma de analisar os benefícios e desafios acerca da utilização da ludicidade no ensino de Geografia. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, em que buscamos em referenciais bibliográficos, artigos e documentos de autores/as como: Roloff (2018), Lima (2008), Santos (2021), Almeida (1987), Santos, Carvalho e Dias (2018) que abordam em seus estudos, práticas e metodologias de ensino, bem como a utilização do lúdico como metodologia de ensino. Essas obras associadas às publicações do ENPEG nos possibilitaram compreender ao fim desta pesquisa, como o lúdico pode, além de dinamizar as aulas de Geografia, facilitar o seu processo de ensino e aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Angélica Mara de Lima Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Geografia pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Metodologias de Ensino pt_BR
dc.title O Lúdico no processo de ensino-aprendizagem de geografia: uma revisão a partir do Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia (2017 e 2019) pt_BR
dc.type Other pt_BR


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