Resumo:
O presente artigo aborda a inserção de temáticas associadas à cultura local nas aulas de Geografia em uma escola pública do município de Dona Inês/PB, com ênfase no processo histórico de formação da Comunidade Quilombola Cruz da Menina e sua Capela. Assim, parte-se do entendimento que é necessário compreender a importância de se ensinar aspectos da cultura local nas séries da educação básica, colocando a Comunidade Quilombola e sua Capela como elemento cultural do município. Esta é uma área de estudo com muitas possibilidades a serem desenvolvidas e que podem ajudar no ensino-aprendizagem e na formação dos estudantes. Esse trabalho teve como objetivo principal compreender as percepções dos estudantes e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena localizada na zona urbana do município de Dona Inês/PB, sobre o ensino de temas ligados a cultura local nas aulas de Geografia, como foco na Comunidade Quilombola Cruz da Menina. Para isso, utilizamos a metodologia quali-quantitativa, com a aplicação e análise de questionários e entrevistas com os participantes. Os resultados mostraram que o ensino da cultura local nas aulas de Geografia ainda está limitado, sem o uso de metodologias que favoreçam o pensamento crítico e reflexivo dos alunos. Além disso, o ensino de Geografia não pode ser dissociado do ensino da cultura local, pois o conhecimento de um lugar está sempre entrelaçado com a maneira como seu povo vê e compreende o mundo.
Descrição:
SANTOS, C. F. da S. Ensino de geografia cultural local: a formação da Comunidade Quilombola Cruz da Menina – Dona Inês/PB. 2022. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.