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A pesquisa teve como objetivo geral compreender a importância da experiência prática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação – PIBID e a Residência Pedagógica - RP. Especificamente, buscou-se observar as contribuições, as vantagens e desvantagens e identificar a importância enquanto prática pedagógica. Do ponto de vista metodológico, foram realizados dois estudos, com fins exploratórios, de abordagem quantitativa-qualitativa, com procedimento bibliográfico (primeiro estudo) e levantamento de campo (segundo estudo). Os participantes foram 23 discentes do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba, Campus VIII, Município de Araruna. O instrumento foi um roteiro de entrevista contendo oito questões. Somou-se a este roteiro alguns dados sócio demográficos e um termo de consentimento livre e esclarecido. O processo de coleta das entrevistas se deu de forma assíncrona, através da plataforma FormsApp. Já a coleta da pesquisa bibliográfica foi realizada no site do VII ENID. O critério de filtragem se deu por busca por títulos, seguida de leitura dos resumos das publicações, com ênfase nos temas que destacaram projetos PIBID e RP. Para o processo de análise das entrevistas utilizou a técnica de análise de conteúdo. Os principais resultados mostraram o seguinte: para 60% os programas contribuíram para docência, destacaram que melhorou a prática de aula e vivência docente. Para 35%, os pontos positivos, foram os que houve um aprimoramento na prática pedagógica e os pontos negativos, 36%, foram os que relataram o pouco contato em sala de aula presencial. Por fim, para 52% todas as atividades foram realizadas. Como consideração final é importante salientar que os dois projetos contribuíram para o processo formativo do alunado. O contato com o ambiente, o exercício das práticas e a interação com profissionais da área foram um destes pontos. |
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