Resumo:
O presente trabalho se apresenta como uma pesquisa de grau qualitativo, tendo como seu objetivo principal inserir o contexto histórico da Física através do teatro contribuindo como mais um recurso para a Física em sala de aula. A pesquisa teve como fonte de apoio uma peça teatral, de autoria própria, na perspectiva de contribuir no ensino aprendizagem. O tema da peça se refere ao Geocentrismo e Heliocentrismo, aplicada em um âmbito estudantil, na Escola Cidadã Integral Monsenhor Manuel Vieira. A peça está ligada diretamente na história dos assuntos mencionados anteriormente. Para a realização desta pesquisa, foram necessários alguns encontros: o primeiro momento houve a aplicação de um questionário, segundo momento, ensaios relacionados à peça, na terceira parte a realização da peça e por fim, novamente, uma nova aplicação de questionário. O trabalho teve resultados positivos, pois, mostrou através das aplicações das perguntas, antes e depois da realização da peça, que teve uma melhora na compreensão em relação ao assunto apresentado na própria peça teatral, atingindo assim o objetivo central, cujo referencial é a colaboração para melhor entendimento no ensino na área da física.
Descrição:
COSTA, M. A. E. Teatro: uma forma alternativa de se aprender física. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.