Resumo:
O trabalho analisou as políticas públicas voltadas para a efetivação do direito a
educação pelas crianças e adolescentes a partir da adoção da teoria da proteção
integral na Constituição Brasileira de 1988 e, posteriormente no Estatuto da Criança
e do Adolescente. Após uma análise mais abrangente, o presente trabalho voltou-se
a compreender melhor a estratégia da busca ativa escolar, considerando que é um
importante instrumento para que os gestores públicos adotem. Tem por objetivo
analisar o papel dos gestores municipais na implementação de políticas públicas
voltadas para crianças e adolescentes, sobretudo a partir da busca ativa escolar.
Conforme bibliografia consultada, o Fundo das Nações Unidas para a Infância
(UNICEF) identificou inúmeras crianças e adolescentes fora do ambiente escolar e,
em seguida, elaborou uma estratégia com a finalidade de diminuir o abandono e
exclusão escolar. A partir das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, com
abordagem dedutiva aos dados coletados, pode-se concluir que os gestores
municipais têm um papel importante na implementação da estratégia da busca ativa
escolar, a fim de mobilizar profissionais e agentes para que trabalhem de forma
intersetorial.
Descrição:
OLIVEIRA, José Antônio Cordeiro de. Políticas públicas para crianças e adolescentes: análise da busca ativa escolar. 2022. 24 f. Monografia (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.