Resumo:
Este estudo busca refletir, a partir dos olhares dos gestores da rede municipal de educação do município de Itaporanga-PB, sobre a cultura de paz, elemento inserido na LDB por meio da Lei federal nº 13.663/18. Essa temática está atrelada ao anseio de perceber como a gestão escolar, no contexto em que se aplicou a presente pesquisa, pode contribuir com a aplicabilidade da referida legislação e as respectivas mudanças no cotidiano escolar. O caminho metodológico ocorreu a partir da análise de entrevistas semi estruturadas, realizadas com gestores escolares de algumas escolas da rede situadas na zona urbana do município. Esses contatos possibilitaram compreender o perfil desses profissionais, bem como os seus desempenhos frente aos discursos da legislação educacional no tocante a compreensão e vivência da chamada cultura de paz em meio a atividade gestora e o processo de ensino e aprendizagem escolar. Concluiu-se portanto, que a participação da gestão escolar é um elo significativo entre a legislação e a sua efetivação no espaço escolar. Compreendendo assim que a prática gestora, quando alicerçada no diálogo e no princípio da coletividade, consegue sensibilizar os indivíduos presentes na escola sobre a necessidade da cultura de paz como uma aliada na garantia da qualidade da educação.
Descrição:
TEOTONIO, Fernandes Leoric. A gestão escolar e a cultura de paz na escola: refletindo a partir das percepções de gestores escolares da rede municipal de Itaporanga-PB. 2022. 23f. Monografia (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.