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A Educação Ambiental (EA) é o processo de aprendizagem e o instrumento de formação de uma consciência ecológica, através do conhecimento e da reflexão sobre a realidade ambiental, pode ser abordada em relevantes setores, como nas escolas, nos meios de comunicação, nas ruas, em casa, em qualquer lugar em que a sociedade esteja inserida. Deve ser incentivada pelos governos, grupos, movimentos ou comunidades engajadas na mudança e na reflexão da realidade. É necessária a formação de uma nova consciência quanto ao desenvolvimento do senso crítico, sensibilizando-se sobre os problemas ambientais que clamam por soluções imediatas. Os governos e a sociedade têm que colocar em prática rapidamente as teorias existentes visando à conservação e a preservação do meio ambiente, buscando a formação de uma nova consciência social. Considerando-se a Escola como um importante setor da sociedade responsável por trabalhar esse relevante tema, o objetivo do presente trabalho foi realizar um levantamento, através de pesquisa, sobre a aplicação da Lei nº 9.795/99 e o desenvolvimento e realização de ações e projetos de Educação Ambiental nas escolas públicas de Catolé do Rocha-PB, para tanto formulou-se um questionário com quatro questões, enviados aos diretores das escolas das redes municipal e estadual da cidade de Catolé do Rocha-PB para serem respondidos, evidenciando a dimensão ambiental na prática escolar. Os resultados encontrados mostram que a grande maioria das escolas públicas do município desenvolve trabalhos envolvendo a educação ambiental durante o ano letivo, no entanto somente 45% destas escolas consideram o ensino da Educação Ambiental de boa qualidade e apesar de 70% das Escolas afirmaram conhecer a Lei 9.795/99 ela ainda não é aplicada em todas as escolas públicas de Catolé do Rocha. |
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