Resumo:
Análises da implementação de políticas públicas constituem um campo de intenso interesse acadêmico. A fase de implementação é entendida, em abordagens mais clássicas, como a fase do clico da política em que as intenções se convertem em ações. Outras correntes, consideram que políticas públicas também devem ser analisadas focalizando a micro estrutura da vida social, política e administrativa dos praticantes políticos. Ganham força as abordagens da burocracia de nível de rua (BNR) e da política do guichê. O objetivo do presente trabalho é investigar as percepções sobre a trajetória de implementação do Programa de Educação para Inovação e Empreendedorismo OUSE CRIAR, na perspectiva dos próprios agentes envolvidos no encontro burocrático ocorrido em um pequeno município do sertão paraibano. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, que contou com a participação de um professor mentor e dois alunos pertencentes à turma de lançamento da política. Os entrevistados responderam a um roteiro de entrevista semiestruturado, cujos dados foram analisados por meio de análise lexical com o auxílio do software Interface de R pour les Analyses Multimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRaMuTeQ). Os resultados mostram as percepções dos participantes em relação a implementação da política e atividades desenvolvidas, com destaque para os benefícios e problemas relatados.
Descrição:
FERRAZ, Tairine Vieira. Percepções sobre a trajetória de implementação da política educacional ouse criar em um município do sertão paraibano. 2023. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, EAD - João Pessoa, 2023.