Resumo:
A presente pesquisa trata das contribuições do Estágio Supervisionado em Geografia para a formação docente. Com isso, é perceptível um olhar mais cuidadoso voltado na perspectiva de cada vez mais desenvolvimento e melhorias na qualidade de ensino, na qual os estudantes de Geografia precisam ampliar-se no sentido de adotarem a formação continuada de professores como prioridade, diante da problemática enfrentada em salas de aulas pelos professores. O objetivo geral da pesquisa foi reconhecer a importância do estágio supervisionado na formação docente dos alunos estagiários, onde se percebe que o professor deve ser o principal motivador dessa didática comunicativa, entre a sala de aula e os aspectos sociais, buscando integrar ambas as realidades em conhecimentos e informação para os alunos. A metodologia empregada neste trabalho foi de cunho qualitativo e para análise e discussão dos resultados, no que tece ao procedimento de coleta de dados, foi entregue um questionário contendo 7 (sete) perguntas abertas a 5 (cinco) alunos, estagiários da UEPB de Geografia na modalidade EaD, entregues de forma online, para que os mesmos respondessem, de modo a propor uma visão descritiva de cunho qualitativo diante de sua realidade. Foi possível perceber que o estudo com o Estágio Supervisionado em Geografia é importante para um trabalho consistente e comprometido com a efetivação de um ensino significativo e de qualidade para a preparação da escola que oferece e participação e práticas por parte dos professores.
Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Ensino. Prática.
Descrição:
ALVES, Damião Cleriston. Contribuições do estágio supervisionado para a formação docente a partir do olhar dos alunos do curso de geografia EAD/UEPB. 2023.35f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.