Resumo:
A pluviosidade é um dos elementos meteorológicos mais significantes e influentes nas
condições ambientais. No alto sertão paraibano, onde está localizada a microrregião de Catolé do Rocha, PB, a quantificação da precipitação assume particular significação em virtude dos déficits hídricos, decorrentes das alterações climáticas ao longo do ano, acentuando a vulnerabilidade da produção agrícola. Nesse sentido, objetivou-se determinar o período chuvoso e o período seco na microrregião de Catolé do Rocha-PB. Os dados de pluviosidade foram obtidos através da plataforma eletrônica da Agência Executiva de Gestão das águas do Estado da Paraíba (AESA). Os dados de pluviosidade entre os anos de 2017 a 2021 foram analisados pelos teste não paramétrico de Friedman e o teste Post hoc de Conover. O teste não paramétrico foi analisado pela Real Statistics, usando o Microsoft Excel. De acordo com os dados obtidos, o período chuvoso na microrregião de Catolé do Rocha-PB é compreendido
entre os meses de janeiro a maio. O período de menor precipitação ocorre entre os meses de agosto a outubro. A média da pluviosidade na microrregião de Catolé do Rocha-PB entre os anos de 2017 a 2021 foi de 822,54 mm ano-1. Os maiores e menores índices pluviométricos foram registrados nos municípios de Mato Grosso, com 927,98 mm ano-1 e São José do Brejo do Cruz, com 718,02 mm ano-1, respectivamente no período de 2017 a 2021.
Descrição:
SANTOS, Paulina Alves dos. Variabilidade da pluviosidade na microrregião de Catolé do Rocha-PB. 33f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.