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O presente estudo buscou investigar como está a situação atual da estação
ferroviária do município de Guarabira-PB, e entender o real motivo do abandono da
malha ferroviária que funcionava na cidade de Guarabira e alguns municípios do estado
da Paraíba na Região do Nordeste brasileiro. Para a fundamentação teórica foram
consultados autores como: Milton Santos (1996), Tuan (1980), Melo (2007), Raminelli
(1997), Gonçalves (1999), Giesbrecht (2001), Queiroz (1999), Lanna (2005), dentre
outros que discutem a situação que envolvem o meio de transporte ferroviário do Brasil.
Tal estudo envolveu a abordagem de pesquisa qualitativa. Para a coleta de dados foram
utilizados os seguintes instrumentos: observação nas localidades por onde os trens
circulavam (Espaços urbano e rural), e que eles realizavam vários serviços, e
sucessivamente transportavam pessoas e mercadorias em larga escala. Entrevistas com
ex-funcionários da rede ferroviária, trabalhadores de empresas terceirizadas e vizinhos
daquelas localidades, onde o trem passava.
Os resultados mostraram que apesar de, os trens que ofereciam vários serviços de
utilidade pública a população, ela não aceita de bom grado a retirada desse meio de
transporte, e nem o abandono que ali se encontra, pois, os trens eram de grande valia para
todos que se serviam de seus benefícios. É preciso que os nossos governantes vejam com
bons olhos proposta de políticas pública, que seja inovadora para uma possível e/ou talvez
volta dos trens, já que no passado, um dia, eles foram motivo de orgulho e glamour para
a sociedade Guarabirense e municípios vizinhos. Fazer com que a população que se servia
desse bem comum passe a aceitar a real situação, precisa mostrar que esse meio de
transporte pode servir com outras finalidades e assim, a população passe a se sentir mais
valorizada, merecedoras de um bem que era compartilhado e que todos se serviam, e não
por vê como um artigo cultural (objeto de recordação). |
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