Resumo:
A Geografia tem como objeto de estudo o espaço geográfico, aquele transformado pelo ser humano. Como disciplina, deve aproximar o conhecimento técnico-científico para o lugar onde os (as) alunos (as) vivem e/ou percebem, facilitando o exercício da cidadania. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo geral compreender como o ensino de Geografia pode fomentar a conscientização sobre os impactos ambientais, para isso, irá avaliar a importância do papel dos professores de Geografia na aplicação do tema, bem como, apresentar a contribuição do ensino/aprendizagem de Geografia para o desenvolvimento da consciência socioambiental da população. O presente estudo se caracteriza por ser um ensaio teórico, que utiliza como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica, por meio de consultas em periódicos e monografias, que tiveram como finalidade despertar o conhecimento socioambiental, sendo estas informações analisadas de forma crítica e qualitativa. Os principais resultados mostraram a importância das discussões ambientais no âmbito do conhecimento geográfico, sendo a sala de aula um importante instrumento para a disseminação de práticas socioambientais mais conscientes.
Descrição:
BASILIO, Alison Michel Gomes. Geografia e meio ambiente: a contribuição do ensino de geografia no contexto da educação ambiental. 2022. 27f. Trabalho de Conclusão de Cursos (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.