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A pesquisa foi realizada no exercício da docência no curso de licenciatura em Geografia, na
Educação Básica – Ensino Fundamental anos finais. Tendo como objetivo analisar a relevância
de identificar os principais desafios do ensino de Geografia por meio do ensino remoto,
analisando o auxílio da tecnologia de informação e comunicação (TICs) no método de ensino
aprendizagem para a disciplina de Geografia durante o período pandêmico. E como objetivo
específico: Compreender o método de ensino remoto utilizado pela escola, avaliando seus
potenciais impactos para o processo de ensino-aprendizagem em Geografia; descrever os
desafios e possibilidades observados no período de regência a partir do ensino remoto: A
pesquisa foi construída a partir de artigos, dissertações de autores como: Neves e Muniz (2018),
Martines, (2018), Conceição e Ferreira, (2022), Cunha, Silva, Silva, (2022), Lima et al., (2023)
entre outros que dialogam com a temática. A metodologia, se deu mediante uma abordagem
qualitativa visando a compreensão e interpretação dos fatos, sendo adotados como técnicas a
pesquisa bibliográfica, documental bem como o estudo de campo utilizando a observação.
Devido ao momento vivenciado pela pandemia da COVID-19, no qual ocorreu o
distanciamento social, a prática foi desenvolvida de maneira adaptada, seguindo todas as
orientações definidas pela Organização Mundial de Saúde – OMS. Conclui-se nesse contexto
de ensino, que professores e alunos tiveram que se adequar à nova realidade educacional, onde
as metodologias, as ações pedagógicas no âmbito escolar. |
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