UEPB - Repositório Digital

O contributo das TICs no processo ensino aprendizagem do ensino de geografia durante a pandemia da covid-19

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa, Janicleide de Lima
dc.date.accessioned 2023-03-28T12:45:33Z
dc.date.available 2023-03-28T12:45:33Z
dc.date.issued 2023-03-21
dc.identifier.other CCD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28828
dc.description BARBOSA, Janicleide de Lima. O contributo das TICs no processo ensino aprendizagem do ensino de geografia durante a pandemia da covid-19. 2023. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa foi realizada no exercício da docência no curso de licenciatura em Geografia, na Educação Básica – Ensino Fundamental anos finais. Tendo como objetivo analisar a relevância de identificar os principais desafios do ensino de Geografia por meio do ensino remoto, analisando o auxílio da tecnologia de informação e comunicação (TICs) no método de ensino aprendizagem para a disciplina de Geografia durante o período pandêmico. E como objetivo específico: Compreender o método de ensino remoto utilizado pela escola, avaliando seus potenciais impactos para o processo de ensino-aprendizagem em Geografia; descrever os desafios e possibilidades observados no período de regência a partir do ensino remoto: A pesquisa foi construída a partir de artigos, dissertações de autores como: Neves e Muniz (2018), Martines, (2018), Conceição e Ferreira, (2022), Cunha, Silva, Silva, (2022), Lima et al., (2023) entre outros que dialogam com a temática. A metodologia, se deu mediante uma abordagem qualitativa visando a compreensão e interpretação dos fatos, sendo adotados como técnicas a pesquisa bibliográfica, documental bem como o estudo de campo utilizando a observação. Devido ao momento vivenciado pela pandemia da COVID-19, no qual ocorreu o distanciamento social, a prática foi desenvolvida de maneira adaptada, seguindo todas as orientações definidas pela Organização Mundial de Saúde – OMS. Conclui-se nesse contexto de ensino, que professores e alunos tiveram que se adequar à nova realidade educacional, onde as metodologias, as ações pedagógicas no âmbito escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Maria Juliana Leopoldino Vilar pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject COVID – 19 pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title O contributo das TICs no processo ensino aprendizagem do ensino de geografia durante a pandemia da covid-19 pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta