UEPB - Repositório Digital

A utilização de mapas táteis na prática do ensino de geografia.

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Amélia de Lourdes Bezerra de
dc.date.accessioned 2014-02-10T15:58:00Z
dc.date.available 2014-02-10T15:58:00Z
dc.date.issued 2014-02-10
dc.identifier.other CDD 526
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2890
dc.description OLIVEIRA, Amélia de Lourdes Bezerra de. A utilização de mapas táteis na prática do ensino de geografia. 2011. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia à Distância)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011. pt_BR
dc.description.abstract A Geografia é uma ciência que estuda processos, dinâmicas e fenômenos da sociedade e da natureza, para compreender as relações sociedade/espaço/tempo que se concretizam diacrônica e sincronicamente, produzindo e transmitindo o espaço geográfico nas escalas local, regional e mundial. O professor de geografia tem um papel relevante ao trabalhar com diversas representações gráficas como os mapas, contribuindo para a produção de significados e para compreensão do conteúdo sensível e concreto. Ao depara-se com alunos cegos ou com baixa visão, necessita lançar mão de recursos didáticos adaptados que façam acontecer sua compreensão do estudo em pauta, no caso dos mapas táteis, que são representações cartográficas em relevo ou justaposição das partes (encaixe), podendo ser confeccionados com linhas, barbante, cartolina e outros materiais contrastantes, como também em Thermoform. É importante o professor conhecer o sistema de desenvolvimento tátil que passa um aluno com cegueira, que são: 1. Consciência tátil; 2. Conceito e reconhecimento de forma; 3. Representação gráfica e 4. Sistema de simbologia, para melhor conduzir o ensino da cartografia. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Celênia de Souto Macêdo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cartografia pt_BR
dc.subject Deficiência visual pt_BR
dc.subject Métodos de ensino pt_BR
dc.title A utilização de mapas táteis na prática do ensino de geografia. pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta