Resumo:
Este artigo teórico teve como objetivo responder duas perguntas de pesquisa: será que as instituições brasileiras que atuam com a qualificação profissional, acompanharam as transformações pelas quais passou o mercado de trabalho desde a Era Industrial até a Era do Conhecimento? Será que estas instituições estão atualizadas com as demandas dessa nova Era na qual vivemos? Confirmando a ideia inicial, observada durante o levantamento bibliográfico preliminar, chegamos à conclusão de que existe realmente uma certa discrepância - lacuna (Gap) - entre as exigências do mercado de trabalho atual e a qualificação ofertada aos profissionais brasileiros. Verificamos que as mudanças no mercado de trabalho não se restringiram apenas às questões tecnológicas, mas a todo um conjunto de medidas políticas e estratégicas desenvolvidas pelas organizações, nos diferentes setores produtivos, como forma de fazer frente à competitividade no mercado cada vez mais globalizado. No entanto, observamos que as instituições que atuam na qualificação profissional dos trabalhadores brasileiros, tanto públicas quanto privadas, ainda estão presas a premissas tipicamente relacionadas à Era Industrial. Tomando como base a Teoria do Capital Humano (TCH), este estudo teórico observou algumas problemáticas contemporâneas vinculadas à qualificação profissional dos trabalhadores brasileiros. As problemáticas observadas foram as seguintes: defasagem da educação formal, constantes mudanças tecnológicas, mudança no perfil do conhecimento, dissociação entre o processo de formação do trabalhador e o processo produtivo moderno, falta de requalificação e aperfeiçoamento contínuo dos trabalhadores e privatização da educação profissional. Ao final, tecemos algumas sugestões para mitigar essas problemáticas.
Descrição:
GUEDES, Alexandre Augusto Alves. Problemáticas contemporâneas da qualificação profissional no Brasil. 2023. 28f. Monografia (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.