UEPB - Repositório Digital

Concepções e teorias da história: influências para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Castro, Mariana reis de
dc.date.accessioned 2023-04-24T14:29:48Z
dc.date.available 2023-04-24T14:29:48Z
dc.date.issued 2022-07-29
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28960
dc.description CASTRO, M. R. Concepções e teorias da história: influências para o ensino de história nos anos iniciais do ensino Fundamental. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho surgiu a partir de algumas inquietações acerca do ensino de História para os anos iniciais do ensino fundamental. Dentre outras questões, buscamos compreender quais teorias da história se fizeram presentes nos documentos que orientaram o componente ao longo da história e se, na atualidade, pode-se observar nos documentos a adoção de teorias que venham a contribuir para a formação crítica dos educandos. Na busca por respostas, recorremos à abordagem qualitativa e à análise documental como procedimento metodológico, historicizando o ensino de História e as bases teóricas que sustentam esse componente. Constatou-se que a influência francesa e do positivismo marcaram presença nos currículos de História por mais de um século. Observou-se que mesmo com conquistas importantes a favor da visibilidade das culturas dos povos originários e negros na educação brasileira, ainda há um “engessamento” no componente que inviabiliza o “giro decolonial” proposto por teorias contemporâneas. . Traços positivistas ainda podem ser encontrados nos textos atuais, devido ao viés de controle social que a teoria tem. Faz-se necessário que o ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental contribua para a desconstrução de preconceitos e a desnaturalização de ideias pré-estabelecidas historicamente como verdades inquestionáveis que narram apenas uma versão da história: a dos vencedores e das elites políticas e econômicas. Portanto, ainda existe um caminho a ser percorrido, para viabilizar que o componente atinja seu potencial crítico e favorecedor da autonomia de pensamento nos documentos oficiais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Francisca Pereira Salvino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.subject Teoria da história pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.title Concepções e teorias da história: influências para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta