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Para desenvolver a alfabetização científica, o professor tem um papel primordial, ele será um investigador, que reflete, analisa e produz conhecimentos comprometidos com mudanças em sua prática educativa cotidiana. Uma vez que a experimentação problematizadora promove a apreensão pessoal dos significados, favorecendo o desenvolvimento da curiosidade epistemológica, indispensável para a aprendizagem crítica nos parece interessante a investigação deste aspecto no Ensino Básico. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo do tipo revisão bibliográfica, envolvendo o assunto de Circuitos Elétricos: Circuitos em série e circuitos em paralelos ensinados na Educação Básica, com o uso de experimentação. Este tema foi em especial escolhido pelo fato da literatura apresentar dificuldades nos processos de ensino e aprendizagem com experimentos. Utilizamos na metodologia a estratégia do PRISMA que conta com uma tabela de orientação para a apresentação dos resultados e modelos de fluxograma para a apresentação do processo de seleção dos artigos que o compõe. Após a busca com as palavras-chave “experimento” + “circuito elétrico” + “paralelo” + “ série” + “ sala de aula”, identificamos a escassez de trabalhos publicados para esta temática, visto a dificuldade de encontrar artigos que se encaixem no tipo de estudo, abordando a característica experimental. Dos 331 artigos foram selecionados 8 (exclusão por tipo de texto – não artigo, público-alvo, e a necessidade de execução de experimento com circuito em sala de aula). Na fase de triagem foram adicionados 4 artigos após fazer busca nas revistas Caderno Brasileiro de Ensino de Física, a Física na escola, experiências em ensino de Ciências, Investigações em ensino de ciências. Entre os resultados os autores destacam como principais dificuldades para este tipo de atividade, em relação à aprendizagem de circuitos elétricos: a passividade do aluno visto como depositório de informações que só consegue gerar desmotivação e memorização momentânea de conceitos para a realização das provas, propiciando uma aprendizagem mecânica e sem significado. No tocante as. potencialidades podem ser destacadas a promoção um conhecimento contextualizado e integrado ao cotidiano dos alunos. No caso dos circuitos elétricos, as atividades possibilitam a aprendizagem de ideias que posteriormente subsidiem a diferenciação entre circuitos em série e em paralelo. As principais discussões sobre a aprendizagem constatam-se que em todos os trabalhos foram identificados a experimentação problematizadora. E que a utilização de experimentos promovem a Alfabetização Científica. Portanto, podemos inferir que os experimentos com circuitos elétricos apresentam potencial para a promoção da Alfabetização Científica. |
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