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Uma revisão de literatura relacionado a temática circuitos elétricos: circuito em série e circuito em paralelo na Educação Básica

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dc.contributor.author Freitas, Vanêssa Santos Silva de
dc.date.accessioned 2023-04-25T19:19:48Z
dc.date.available 2023-04-25T19:19:48Z
dc.date.issued 2023-03-15
dc.identifier.other CDD 372.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29007
dc.description FREITAS, Vanêssa Santos Silva de. Uma revisão de literatura relacionado a temática circuitos elétricos: circuito em série e circuito em paralelo na educação básica. 2023. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Para desenvolver a alfabetização científica, o professor tem um papel primordial, ele será um investigador, que reflete, analisa e produz conhecimentos comprometidos com mudanças em sua prática educativa cotidiana. Uma vez que a experimentação problematizadora promove a apreensão pessoal dos significados, favorecendo o desenvolvimento da curiosidade epistemológica, indispensável para a aprendizagem crítica nos parece interessante a investigação deste aspecto no Ensino Básico. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo do tipo revisão bibliográfica, envolvendo o assunto de Circuitos Elétricos: Circuitos em série e circuitos em paralelos ensinados na Educação Básica, com o uso de experimentação. Este tema foi em especial escolhido pelo fato da literatura apresentar dificuldades nos processos de ensino e aprendizagem com experimentos. Utilizamos na metodologia a estratégia do PRISMA que conta com uma tabela de orientação para a apresentação dos resultados e modelos de fluxograma para a apresentação do processo de seleção dos artigos que o compõe. Após a busca com as palavras-chave “experimento” + “circuito elétrico” + “paralelo” + “ série” + “ sala de aula”, identificamos a escassez de trabalhos publicados para esta temática, visto a dificuldade de encontrar artigos que se encaixem no tipo de estudo, abordando a característica experimental. Dos 331 artigos foram selecionados 8 (exclusão por tipo de texto – não artigo, público-alvo, e a necessidade de execução de experimento com circuito em sala de aula). Na fase de triagem foram adicionados 4 artigos após fazer busca nas revistas Caderno Brasileiro de Ensino de Física, a Física na escola, experiências em ensino de Ciências, Investigações em ensino de ciências. Entre os resultados os autores destacam como principais dificuldades para este tipo de atividade, em relação à aprendizagem de circuitos elétricos: a passividade do aluno visto como depositório de informações que só consegue gerar desmotivação e memorização momentânea de conceitos para a realização das provas, propiciando uma aprendizagem mecânica e sem significado. No tocante as. potencialidades podem ser destacadas a promoção um conhecimento contextualizado e integrado ao cotidiano dos alunos. No caso dos circuitos elétricos, as atividades possibilitam a aprendizagem de ideias que posteriormente subsidiem a diferenciação entre circuitos em série e em paralelo. As principais discussões sobre a aprendizagem constatam-se que em todos os trabalhos foram identificados a experimentação problematizadora. E que a utilização de experimentos promovem a Alfabetização Científica. Portanto, podemos inferir que os experimentos com circuitos elétricos apresentam potencial para a promoção da Alfabetização Científica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Roberta Smania Marques pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências pt_BR
dc.subject Alfabetização científica pt_BR
dc.subject Circuitos elétricos pt_BR
dc.title Uma revisão de literatura relacionado a temática circuitos elétricos: circuito em série e circuito em paralelo na Educação Básica pt_BR
dc.type Other pt_BR


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