Resumo:
O trabalho intitulado utilização de metodologias ativas para compreensão da temática
polímeros abordou um estudo sobre o uso das metodologias ativas mapa mental e
gamificação em duas turmas do 3º ano do Ensino Médio da ECIT Francisco Ernesto
do Rêgo da cidade de Queimadas-PB. O trabalho teve como objetivo realizar um
estudo sobre a aplicação de metodologias ativas como o mapa mental e a gamificação
no ensino dos conceitos de polímeros, o aporte teórico para o mapa mental foi o autor
Buzan, ele sinaliza que a partir do mapa mental é possível organizar os conceitos para
uma melhor compreensão do assunto, neste contexto, é possível inserir a gamificação
na perspectiva de avaliar os conceitos estudados em aula. Evidencia-se que as
metodologias foram de suma importância para a compreensão dos conceitos, pois foi
evidente nos comentários dos alunos que os mesmos afirmaram eficácia das
metodologias utilizadas, pois foi perceptível a diferença das metodologias sendo bem
diferenciadas pelos alunos, pois segundo eles, a metodologia aplicada foi de grande
importância para a compreensão do conteúdo, bem como possibilitou os
estabelecimento de vínculo entre professor e aluno fortificando ainda mais o processo
de ensino-aprendizagem, ressaltando a importância e empenho do professor em cada
vez mais procurar metodologias que melhor atendam os alunos nos conteúdos de
química.
Descrição:
BARBOSA, Aldemir Brito. Utilização de metodologias ativas para compreensão da temática polímeros. 2023. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.