Resumo:
Os jogos educativos possuem finalidades pedagógicas, visando a promoção de situações de ensino-aprendizagem, aumentando a construção do conhecimento através da introdução de atividades lúdicas e prazerosas, desenvolvendo a capacidade de iniciação e ação ativa e motivadora. Ou seja, os jogos e as brincadeiras são considerados pela literatura como as principais práticas pedagógicas do processo de ensino e aprendizagem, podendo contribuir no desenvolvimento da vida uma criança, pois ao brincar, a criança espontaneamente adquire uma aprendizagem mais prazerosa por meio de sua realidade, a sua imaginação. Nesse contexto, o presente estudo é caracterizado por ser uma pesquisa de cunho bibliográfico qualitativo. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo apresentar e analisar os jogos e brincadeiras como prática pedagógica e como objetivos específicos descrever os tipos de jogos; identificar os jogos e brincadeiras como ferramentas de inclusão social nas escolas e como aplicar os jogos e brincadeiras nas escolas. Sob essa ótica, o estudo verificou na literatura que os jogos e brincadeiras como prática pedagógica nas Séries Primárias no Ensino Fundamental possui diversos impactos positivos na vida das crianças, visto que os jogos e as brincadeiras promovem o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional.
Descrição:
MOURA, Rillion Victor Barbosa. A importância dos jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem na educação infantil. 2022. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2022.