Resumo:
Tendo em vista as dificuldades nos processos de ensino e aprendizagem das frações na sala de
aula, devido à ausência de recursos metodológicos que de fato abordem os conceitos de frações
em suas potencialidades, a partir de estratégias eficazes e significativas, pesquisa-se sobre o uso
da História da Matemática como recurso no ensino de frações, a fim de contribuir para a
construções do conhecimento dos alunos, verificando como as antigas civilizações contribuíram
para o surgimento e a evolução das frações, trazidas de forma contextualizada. Para tanto, é
necessário analisar como a História da Matemática pode ser um recurso rico de informações
que despertam o caráter investigatório dos alunos, verificar como os documentos nacionais para
educação básica contribuíram e contribuem para o uso da História da Matemática nas aulas de
matemática e a função do professor para garantir o ensino de frações a partir do uso da História
da Matemática. Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica. Verificando, dessa forma as
potencialidades da História da Matemática como recurso metodológico com atributos
investigatórios, no intuito de ressignificar o ensinar matemática.
Descrição:
SOUSA, Emerson Lucas. A história da matemática como contexto para o ensino de frações. 2022. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.