Resumo:
Nossa pesquisa teve como objetivo a observação, análise e reflexão sobre a forma como o ensino de Geografia é percebido por alunos e professores de uma Escola de Ensino Fundamental e Médio da rede de ensino estadual da cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba no Nordeste do Brasil. A escolha da área de estudo recaiu sobre o Centro Profissionalizante Deputado Antonio Cabral. Após analisarmos os fundamentos histórico/educacionais do ensino de Geografia no Brasil, bem como suas bases filosóficas, ampliamos nossas observações sobre a forma como os conhecimentos geográficos são transmitidos aos alunos do 8º e 9º anos do ensino Fundamental. Em nossas conclusões refletimos sobre a necessidade de dinamização dos métodos de ensino e de maiores oportunidades de aulas de campo.
Descrição:
BARBOSA, Eliane Costa Almeida. O ensino da geografia nos 8º e 9º anos do ensino fundamental: um estudo de caso no centro profissionalizante Deputado Antônio Cabral - CPDAC. 2011. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia à Distância)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.