Resumo:
O processo de ensino e aprendizagem é algo relativamente dificultoso em qualquer estágio que o mesmo se encontre, porém na fase inicial desse processo há maiores dificuldades. O educador precisa se ater de outros
instrumentos que o conduza diante dessas situações.A utilização de Softwares Educacionais como ferramenta de auxilio no ensino-aprendizagem tem como objetivo facilitar os conhecimentos através de uma inovação que motiva o aprendiz. Mas, outras dificuldades surgem quando não se tem o conhecimento e a aplicação correta desses métodos. O presente trabalho, destaca-se como ponto principal um incentivo a utilização de objetos de aprendizagem introduzidos no meio educacional, como uma ferramenta de auxílio a crianças das séries iniciais. Mas que estejam devidamente enquadrados nos requisitos inerentes a um instrumento de boa qualidade e que atenda os objetivos estabelecidos, ou seja, as necessidades básicas do usuário. Assim, objetivou-se estudar a usabilidade do SW alfabetizar. Para avaliação dos objetos de aprendizagem, foram adotados os critérios de usabilidade, baseado em seis métricas: facilidade de aprender, facilidade de relembrar, controle de erros, eficiência, eficácia e satisfação. A ferramenta escolhida para estudo é do nível
pré-silábico, onde ocorre a exercitação de atividades voltadas para a organização na fase da alfabetização com caráter educacional. Aplicou-se um survey exploratório supervisionado junto aos professores do Ensino
Fundamental I da cidade de Santa Terezinha - PE. De acordo com os resultados obtidos, identificou-se nos objetos de aprendizagem que possuem potencial no auxílio da aprendizagem nas fases de leitura, no âmbito de sua usabilidade, demonstrando ser uma sugestão significativa e inclusiva nas séries iniciais, integrada à ações multidimensionais, principalmente um auxilio da leitura.
Descrição:
SANTOS, A. E. Análise da usabilidade de objetos de aprendizagem como alternativa ao processo de leitura na
alfabetização. 2016. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2016.