UEPB - Repositório Digital

A utilização das redes sociais no processo de ensino-aprendizagem: uma revisão bibliográfica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Rita de Cássia Canuto da
dc.date.accessioned 2023-05-23T13:16:48Z
dc.date.available 2023-05-23T13:16:48Z
dc.date.issued 2022-12-19
dc.identifier.other CDD 530.07
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29319
dc.description SILVA, Rita de Cássia Canuto da. A utilização das redes sociais no processo de ensino-aprendizagem: uma revisão bibliográfica. 2022. 27p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna,2022. pt_BR
dc.description.abstract As redes sociais revolucionaram os modos de acesso à informação e também as formas de interação entre as pessoas. Acompanhando esse movimento revolucionário, o Brasil ocupa o status de um dos países que mais têm usuários conectados a alguma rede social. Praticamente, todas as pessoas, com acesso à Internet, possuem alguma conta ativa no Facebook, Twitter, Tik Tok, Instagram ou outras, abrangendo todas as faixas etárias, principalmente, as crianças e adolescentes que iniciam cada vez mais cedo a vida digital. O uso das mídias, através dos aparelhos e plataformas, no entanto, não costuma despertar opiniões unívocas. Os aparelhos celulares e as redes sociais, por exemplo, desencadeiam opiniões que vão desde o reconhecimento de seus benefícios, até aquelas que os apontam como uma distração por parte de pais e instituições escolares, no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, este estudo tem como proposta principal, estudar, a partir de uma revisão de literatura, como os aspectos comentados têm movimentado ou acompanhado os movimentos no campo dos estudos sobre o processo de ensino e aprendizagem. A revisão foi desenvolvida por uma busca de artigos científicos na base de dados Google Acadêmico. Como resultado, observamos que uma certa tendência de estudos voltados a mostrar que se as redes sociais forem usadas de forma sistematizada com fins pedagógicos, podem trazer grandes contribuições para a sala de aula, sendo um contraponto para as aulas ainda fortemente baseadas na lousa e livro. Nesse sentido, com a inserção das Novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação — NTDIC’s no ambiente escolar, a exemplo das redes sociais, os alunos são levados a aprender também por uma ferramenta de comunicação e entretenimento presente maciçamente em seu dia a dia. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Thiago da Silva Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Tecnologia Digitais da Informação e Comunicação pt_BR
dc.title A utilização das redes sociais no processo de ensino-aprendizagem: uma revisão bibliográfica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta