dc.description.abstract |
Esta pesquisa analisa a Agroecologia como parte da Educação do Campo, a mesma realizou-se na Escola Miguel Pereira, município de Lagoa de Dentro, onde foi possível compreender esta temática a partir do entendimento da educação como maneira de emancipação humana. Desse modo, vimos a agroecologia como metodologia de ensino eficiente para o que se propõe. As premissas iniciais para desenvolver este trabalho foram as seguintes: É possível analisar a tríade dialética, Natureza, Agroecologia e Campesinato e a maneira como estão vinculados? É possível entender e adequar a Agroecologia enquanto emergência metodológica de ensino nas escolas? Esta pesquisa se pautou a princípio em uma análise teórica, intermediada pela pesquisa participativa de campo, em que se buscou compreender os elementos que relaciona a educação do campo com a agroecologia e conceber esta como metodologia de ensino. Entre os autores que serviram como embasamento teórico vale ressaltar, Fernandes e Molina (2004), Gadotti (1992), Freire (1996), Silva e Fagundes (2011), Tardin (2012), Lima (2016), Marx (1968), entre outros. Assim, alguns argumentos teóricos que utilizamos puderam ser alinhados à pesquisa empírica, para poder entender esta temática. Dessa maneira, ficou nítido e expressivo o quanto a Agroecologia pode contribuir para Educação do campo e para ciência geográfica. |
pt_BR |