UEPB - Repositório Digital

O programa de residência pedagógica na formação de professores de geografia durante a pandemia Covid-19: uso das plataformas digitais no ensino fundamental anos finais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Camila Coutinho da
dc.date.accessioned 2023-06-12T11:48:40Z
dc.date.available 2023-06-12T11:48:40Z
dc.date.issued 2022-12-13
dc.identifier.other CDD 910
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29392
dc.description SILVA, C. C. da. O programa de Residência Pedagógica na formação de professores de Geografia durante a Covid-19: uso das plataformas digitais no ensino fundamental anos finais. 2023. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa tem como objetivo analisar o Programa Residência Pedagógica (PRP), levando em consideração sua importância no procedimento de formação inicial dos futuros docentes ao sugerir uma investigação acercada percepção dos residentes dos cursos de Licenciaturas em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba-PB, Campus III - Guarabira possuem a respeito do PRP, para sua formação inicial. A residência aconteceu na Escola EEEF Antenor Navarro com as turmas nas quais desenvolveu atividades: 6° 7° e 8° ano do Ensino Fundamental II. Durante esse período de residência houve a Pandemia da COVID-19, no entanto, os residentes buscaram acrescentar as TICs (Tecnologias da informação e comunicação) por meio de plataformas digitais em seus planos de aula. Assim, a metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, pois se aplica na ação empírica analítica adentrando aos espaços dos fenômenos e vivências arquitetadas por meio de sua ação mútua, ao acontecimento e da transformação dialética que acontece na natureza e na sociedade. Este trabalho buscou a validade das experiências arquitetadas no PRP. Logo, os resultados convergem para experiências e vivências construtivas no e para o saber/fazer docente, corroborando que a RP é uma experiência sólida e apropriada na e para a formação de Docentes. Nessa condição, o PRP contribui de uma maneira eficaz para coadunar teoria e prática, abastecendo algumas lacunas e faltas que continuam nas Licenciaturas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Leandro Paiva do Monte Rodrigues pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Projeto Residência Pedagógica pt_BR
dc.subject Prática Pedagógica pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Tecnologias informativas digitais pt_BR
dc.title O programa de residência pedagógica na formação de professores de geografia durante a pandemia Covid-19: uso das plataformas digitais no ensino fundamental anos finais pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta