Resumo:
O presente trabalho consiste em discutir a importância de atividades lúdicas e sua utilização como alternativas pedagógicas no ensino de Química na sala de aula, visando melhorar o processo de ensino e aprendizagem. O tema escolhido se deu a partir de experiências vividas com alunos durante um projeto de extensão da CAPES, onde se percebeu as dificuldades em compreender os conteúdos de
Química e suas carências por aulas diferenciadas. Os jogos "Dominó da Química" e "Batalha Química" foram adaptados da sua forma original e utilizados como uma sugestão metodológica motivadora da aprendizagem dos conteúdos: "sistemas, substâncias puras, misturas e processos de separação de misturas", utilizando materiais simples e de fácil acesso. Esses jogos mostraram ser uma ferramenta muito útil, despertando o interesse, concentração e pensamento crítico dos alunos. A
pesquisa foi alcançada através de um levantamento bibliográfico e de pesquisa de campo com abordagens quanti-qualitativa. Os jogos confeccionados foram aplicados a um grupo de alunos do 1º Ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco de Sá Cavalcante na cidade de Paulista - PB, no turno matutino, com o intuído de proporcionar uma metodologia inovadora e atraente, pois a principal causa da desmotivação dos alunos é quase sempre
acarretada pela metodologia tradicional adotada pelos professores. Os resultados obtidos nessa pesquisa mostraram que os jogos possuem uma grande função educativa, favorecendo o interesse do aluno em desenvolver sua criatividade e resgatando sua aprendizagem de maneira significativa e descontraída.
Descrição:
FERREIRA, A. C. M. A importância dos jogos químicos para o ensino médio. 2015. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2015.