UEPB - Repositório Digital

O ensino de geografia urbana no novo ensino médio: análise do livro didático de ciências humanas da 2ª série

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Vasconcelos, Francisco José Silva
dc.date.accessioned 2023-06-20T15:08:23Z
dc.date.available 2023-06-20T15:08:23Z
dc.date.issued 2023-06-13
dc.identifier.other CDD 910
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29416
dc.description VASCONCELOS, Francisco José Silva. O ensino de geografia urbana no novo ensino médio: análise do livro didático de ciências humanas da 2ª série. 2023. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract As transformações educacionais provocadas pelas mudanças curriculares têm trazido desafios a compreensão dos processos geográficos no livro didático. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho consiste em analisar o livro didático a partir dos conteúdos de Geografia Urbana. A coleção utilizada foi da editora Moderna Plus, referente à segunda série, fazendo parte da formação do Novo Ensino Médio NEM e das mudanças que ocorreram no currículo. Recorremos a um conjunto de procedimentos teórico-metodológicos: o levantamento bibliográfico (revistas cientificas, livros acadêmicos etc.), a pesquisa documental (documentos oficiais, currículo, legislação) e a técnica análise de conteúdo como forma de organizar e melhor compreender o conjunto dos dados. A partir do conjunto de dados secundários e dos referenciais teóricos tais como: Callai (2000), Cavalcanti (2013), Libâneo (1994), entre outros e outras, foi possível realizar um conjunto de reflexões em torno do papel da escola na formação do/a cidadão/ã, das mudanças que ocorreram na Geografia enquanto ciência, bem como verificar a importância do livro didático como instrumento metodológico. Segundo a lei 13.415/2017 do NEM, chegamos à conclusão de que esse recurso possui muitas lacunas, pois há uma simplificação e uma redução nos conteúdos programáticos, tornando, dessa forma, o livro bastante resumido para tratar da problemática urbana contemporânea em sua complexidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Diego Pessoa Irineu de França pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Geografia urbana pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino pt_BR
dc.subject Novo ensino médio pt_BR
dc.title O ensino de geografia urbana no novo ensino médio: análise do livro didático de ciências humanas da 2ª série pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta