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As transformações educacionais provocadas pelas mudanças curriculares têm trazido desafios a compreensão dos processos geográficos no livro didático. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho consiste em analisar o livro didático a partir dos conteúdos de Geografia Urbana. A coleção utilizada foi da editora Moderna Plus, referente à segunda série, fazendo parte da formação do Novo Ensino Médio NEM e das mudanças que ocorreram no currículo. Recorremos a um conjunto de procedimentos teórico-metodológicos: o levantamento bibliográfico (revistas cientificas, livros acadêmicos etc.), a pesquisa documental (documentos oficiais, currículo, legislação) e a técnica análise de conteúdo como forma de organizar e melhor compreender o conjunto dos dados. A partir do conjunto de dados secundários e dos referenciais teóricos tais como: Callai (2000), Cavalcanti (2013), Libâneo (1994), entre outros e outras, foi possível realizar um conjunto de reflexões em torno do papel da escola na formação do/a cidadão/ã, das mudanças que ocorreram na Geografia enquanto ciência, bem como verificar a importância do livro didático como instrumento metodológico. Segundo a lei 13.415/2017 do NEM, chegamos à conclusão de que esse recurso possui muitas lacunas, pois há uma simplificação e uma redução nos conteúdos programáticos, tornando, dessa forma, o livro bastante resumido para tratar da problemática urbana contemporânea em sua complexidade. |
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