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O presente escrito busca problematizar a construção da espacialidade da criança nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir de uma pesquisa em campo, mais especificamente no 5° ano, da Escola Municipal Fernando Pereira, escola da rede municipal de ensino, da cidade de Passa e Fica/RN. Discutimos ao longo deste trabalho acerca da Cartografia e sua abordagem no ensino de Geografia, enquanto linguagem, pautando-se em sua contribuição para um ensino mais eficaz. Discutimos sobre o conceito de espacialidade nos anos iniciais do ensino fundamental e também discorremos quanto a importância do professor polivalente enquanto mediador das aulas de Geografia nesta modalidade de ensino. Para tanto, nos debruçamos em referenciais teóricos, a fim de analisar sobre a forma como os conteúdos cartográficos: lateralidade, localização, orientação e representação espacial, representações cartográficas e sistema de orientação são ensinados nas aulas de Geografia, dos primeiros anos de escolaridade. Para além disso, nesta pesquisa, por meio do método pesquisa-ação, busquemos, detectar os problemas no que se refere a uma alfabetização cartográfica, logo, intervir através de atividades pensadas para trabalhar noções de espacialidade, localização, e orientação, são estas: mapa do corpo, caça ao tesouro (a partir da planta da escola) e a realização de um croqui (trajeto de casa até a escola), e por fim, relatar um feedback sobre o alcançado nestas intervenções. Ademais, ante os resultados obtidos neste trabalho, destacam-se as primeiras impressões dos alunos a respeito do ensino de Geografia, a forma como os conteúdos cartográficos estão postos nos materiais didáticos do 5° ano da presente escola, e a percepção e experiências obtidas pelos discentes por meio das atividades realizadas durante a pesquisa. Por fim, o escrito adiante possui um caráter norteador para a formação docente do professor polivalente, ante suas considerações acerca da construção da espacialidade de crianças em seus primeiros anos de escolarização e contribui para um novo olhar quanto ao ensino de Geografia nos anos iniciais. |
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