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Educação em Direitos Humanos a partir da periferia e a experiência do projeto Resista: descolonizando o ensino de Relações Internacionais

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dc.contributor.author Diniz, Ana Clara Martins
dc.date.accessioned 2023-06-29T18:13:35Z
dc.date.available 2023-06-29T18:13:35Z
dc.date.issued 2023-06-21
dc.identifier.other CDD 341.481
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29468
dc.description DINIZ, Ana Clara Martins. Educação em Direitos Humanos a partir da periferia e a experiência do projeto Resista: Descolonizando o ensino de Relações Internacionais. 2023. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho consiste no relato da minha experiência no Resista, grupo de pesquisa e extensão em Educação, Direitos Humanos e Decolonialidade da Universidade Estadual da Paraíba. O objetivo é trazer a minha perspectiva, como estudante de Relações Internacionais, para refletir sobre a importância da educação crítica e decolonial em direitos humanos no ensino de Relações Internacionais e sobre o papel das/dos sujeitas/os subalternizadas/os na sua transformação pessoal e, consequentemente, na transformação social, por meio do processo de aprendizagem acerca do passado colonial e da colonialidade do poder que subalternizam os povos e sujeitas/os periféricos no presente. Busco responder de que forma a educação crítica em direitos humanos pode contribuir para a desconstrução da referida colonialidade vigente. Para tanto, busco fazer uma contextualização histórica do processo de colonização e seus desdobramentos, como o epistemicídio e o apagamento das lutas de resistência dos povos colonizados e suas reverberações no ensino formal em geral e no ensino das Relações Internacionais em particular, nas sociedades ocidentalizadas. Em seguida, com base nos estudos pós-coloniais e decoloniais e na pedagogia crítica freireana, discuto a construção dos aparatos de defesa de Direitos Humanos na contemporaneidade relacionando isto à abordagem teórica dos direitos humanos no curso de Relações Internacionais (RI) da UEPB. A terceira parte do trabalho é dedicada ao relato da minha experiência no Resista, grupo de educação, direitos humanos e decolonialidade do curso de Relações Internacionais da UEPB, e de como ela contribuiu para a construção de uma consciência pessoal crítica sobre a academia e a prática política internacional. Concluo apontando a necessidade de ampliação das discussões críticas sobre os direitos humanos e a história dos povos oprimidos no curso de RI e da implementação de projetos de educação em direitos humanos em perspectiva crítica no âmbito acadêmico e escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Raquel Bezerra Cavalcanti Leal de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Direitos Humanos pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Decolonialidade pt_BR
dc.title Educação em Direitos Humanos a partir da periferia e a experiência do projeto Resista: descolonizando o ensino de Relações Internacionais pt_BR
dc.type Other pt_BR


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