dc.description.abstract |
O presente estudo tem por objetivo lançar um olhar sobre a importância do livro didático e investigar seu papel mediador na sala de aula em relação ao conhecimento. Para isso será apresentado um breve panorama sobre o histórico do livro didático.
O estudo tem como referência o livro didático, este instrumento didático continua sendo uma das formas importante para o ensino, pois o mesmo traz o universo em suas páginas, em forma de letras, figuras, imagens, símbolos e signos da leitura do mundo, dentro de compreensões diversas nas instâncias sociais, econômicas, religiosas, culturais, Geográficas, históricas. Assim, a pergunta problematizadora nesse trabalho é: ‗ qual é a contribuição do livro didático para o ensino e apreendizagem? Diante desta pergunta nasceu a vontade de estudar e pesquisar sobre o tema, bem como a proximidade que a minha profissão mim oferece, devido desenvolver minhas atividades na escola pública Estadual de Ensino Fundamental João Suassuana, na cidade de Catolé do Rocha no Estado da Paraíba. O objetivo desse estudo foi conhecer a história do ensino de geografia e o papel do livro didático na aprendizagem dos alunos de 6º ao 9º ano da citada Escola.
A metodologia que norteia o estudo é a pesquisa bibliográfica e observação cotidianas de campo. |
pt_BR |