Resumo:
Este trabalho objetivou descrever as características das produções científicas sobre a educação financeira no período de 2011 a 2021 publicadas em periódicos nacionais de contabilidade presentes na plataforma SUCUPIRA da CAPES. Foi desenvolvido um estudo com características descritivas, documentais e de cunho bibliométrico, tendo sido analisados 46 periódicos e encontrados 36 artigos que corresponderam aos critérios deste estudo. Os principais achados demonstraram que os periódicos que mais publicaram foram a Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI; a Revista UNEMAT de Contabilidade e a Revista de Finanças e Contabilidade da UNIMEP cada uma com 03 artigos publicados; o ano em que houve mais publicações foi 2018 com um total de 09 publicações; as metodologias mais utilizadas nos artigos foram descritiva, quanto aos objetivos; questionário, quanto coleta de dados; quantitativa, quanto à abordagem do problema e o levantamento (survey) quanto aos procedimentos. O número de autores quanto às características de sexo foram 57 do sexo masculino e 51 do sexo feminino; em relação a titulação foram encontrados 35 doutores, sendo esta a titulação mais presente; a maioria dos artigos foram escritos em sistema de coautoria predominando aqueles que possuem três autores, em um total de 16 artigos; os pesquisadores mais profícuos foram, Moreira, Ribeiro, e Araújo com um total de 02 publicações cada um destes; a IES com
mais autores vinculados foi a UFPB com um total de 08 e o Paraná configurou-se como
o estado que apresentou mais instituições vinculadas totalizando 06 universidades.
Descrição:
SAMPAIO, M. S. M. Produção científica nacional sobre educação financeira: um estudo bibliométrico no período de 2011 a 2021. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023. [Artigo]