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O mercado de trabalho contábil apresenta-se cada vez mais competitivo, o qual exige
do futuro profissional uma elevada necessidade de adquirir novos conhecimentos. Um
dos diferenciais é o domínio de uma segunda língua, em especial a língua inglesa, que
influencia significativamente o seu ingresso e a sua permanência no mercado de
trabalho. Diante disso, este trabalho visou compreender se os alunos do curso de
Ciências Contábeis do Campus VI da UEPB, percebem a relevância da língua inglesa
e se buscam o aperfeiçoamento do idioma como um diferencial. Buscando investigar
se estes estudantes têm contato com a língua inglesa durante a sua graduação; no
caso de contato com a língua inglesa, verificar como se dá essa aprendizagem do
idioma; e averiguar se os mesmos estão cientes dos benefícios que a língua inglesa
proporciona para a sua formação pessoal e profissional. Mediante esta abordagem,
esta pesquisa teve um caráter quantitativo adotando o procedimento de levantamento
de dados através de um questionário aplicado em todas as turmas do curso de
Ciências Contábeis, obtendo-se um retorno de 106 respostas. Com os dados obtidos
através do questionário, pôde-se identificar a caracterização do participante, o
conhecimento e relevância de uma língua estrangeira, e a importância do inglês na
área contábil. Onde, estes dados foram expostos por meio de tabelas e gráficos
comentados. Deste modo concluiu-se que a grande maioria dos discentes concordam
que o inglês é importante para sua vida pessoal e profissional, mas, verificou-se que
50,9% destes não buscam o aperfeiçoamento neste idioma. Bem como, observou-se
que 95% dos discentes acham a língua inglesa importante para a atuação do
profissional contábil, porém, durante a graduação 70% dos respondentes não tiveram
contato com esta língua. Verificou-se também que 100% dos participantes concordam
que o domínio da língua inglesa agrega valor ao currículo do profissional contábil,
assim como a grande maioria concordam que ao dominar o inglês, este profissional
terá uma valorização salarial mais elevada, comparada a aqueles que não tem esse
domínio. |
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