UEPB - Repositório Digital

Brincando à distância: a importância da utilização do lúdico na aula de português durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE)

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Sayonara Ferreira de
dc.date.accessioned 2023-07-06T10:32:24Z
dc.date.available 2023-07-06T10:32:24Z
dc.date.issued 2023-07-06
dc.identifier.other CDD 371.2
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29547
dc.description SOUZA, S. F. Brincando à distância: a importância da utilização do lúdico na aula de português durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem por objetivo compreender sobre a utilização do lúdico presente na prática pedagógica durante o período de ensino remoto emergencial (ERE). Os objetivos específicos foram: investigar trabalhos que tiveram como objeto de pesquisa o ensino remoto durante a pandemia da Covid-19; refletir sobre a importância do lúdico durante o ensino remoto emergencial (ERE); demonstrar as estratégias lúdicas que foram utilizadas no ensino aprendizagem durante o ensino remoto emergencial (ERE). O lúdico, além de ensinar a criança de uma forma mais fácil, auxilia na construção do processo de aprendizagem, possibilitando uma aprendizagem significativa e prazerosa. A criança através do lúdico se interessa mais nas atividades, desenvolvendo seu lado social e comunicativo. O interesse inicial pelo tema da ludicidade surgiu após uma experiência de prática de Estágio Supervisionado da autora desta pesquisa. Aqui apresento minhas experiências, onde tive a oportunidade de vivenciar a docência em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública no município de Monteiro- PB em contexto de ensino remoto. Esse trabalho justifica-se também pela necessidade de apresentar a importância da ludicidade na prática pedagógica, pois, os jogos e as brincadeiras proporcionam a motivação e a aprendizagem significativa do discente, seja nas aulas presenciais ou remotas. Para a realização dessa pesquisa decidiu-se por realizar uma revisão bibliográfica em artigos publicados nos últimos anos, em decorrência dos impactos da Covid-19. O estudo tem fundamentos bibliográficos de autores como: Araújo, (2020); Lins, (2021); Menino, Moura, Gomes, (2020); Pereira Júnior, Machado, (2021); Silva, (2021); Souza, (2021). Esses estudiosos comprovaram por meio de evidência a eficácia do lúdico como recurso fundamental no processo educativo, pois é facilitador e motivador da aprendizagem principalmente no ensino remoto. Este artigo também apresenta relatos de experiências e vivências a respeito do uso do lúdico nas aulas remotas de português em uma turma do 6º ano do município de Monteiro-PB. O estudo demonstrou que o lúdico é de suma importância para proporcionar conhecimentos significativos, tornando o ato de aprender mais divertido e prazeroso. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Pedro Felipe Moura de Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino lúdico pt_BR
dc.subject Ensino Remoto Emergencial (ERE) pt_BR
dc.subject Prática educativa pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Brincando à distância: a importância da utilização do lúdico na aula de português durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta