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O surgimento dos exergames trouxe como proposta principal a utilização de movimentos físicos mais amplos para interagir dentro do jogo, promovendo além da atividade física, o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas. Contudo, várias áreas de estudos começaram a investigar a relação dessa ferramenta com algumas variáveis sociais, biológicas. Ademais, a Educação Física não ficou de fora na investigação da relação que essa ferramenta pode ter com sua área de estudos. O objetivo do presente estudo foi analisar os exergames numa perspectiva de inovação didática, examinando as características pedagógicas dessas aulas e identificar as contribuições para os alunos e as limitações no uso em sala de aula. Para isso, foi realizado uma revisão integrativa com busca nas bases de dados eletrônicos como a Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Google Acadêmico, usando como termo descritor os termos “Exergames, Educação Física, Recurso Pedagógico”, buscando estudos experimentais de 2018 a 2023, nos idiomas português e inglês os quais abordaram a relação dos exergames e educação física escolar. A extração de dados incluiu os itens como: primeiro autor, local, periódico, objetivos, características da amostra e resultados. Os nove estudos incluídos na revisão apontam que os exergames podem ser trabalhados como recurso pedagógico na educação física escolar, em razão de trabalhar habilidades como reflexão, criatividade, campo afetivo, habilidades motoras e contribuir na aprendizagem do conteúdo. |
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