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O presente trabalho tem como objetivo principal analisar as concepções sobre Protagonismo Juvenil no modelo de educação integral, Escola da Escolha, idealizada pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação – ICE. Para isso, amparano-mos nos seguintes objetivos específicos: realizar uma revisão sistemática da literatura sobre juventude e protagonismo e identificar as concepções relacionadas ao Protagonismo Juvenil no modelo Escola da escolha. De cunho bibliográfico, nossa pesquisa intenta refletir sobre os discursos e estratégias sugeridas no material. Essa pesquisa surge a partir da curiosidade sobre a efetivação do Protagonismo Juvenil nas escolas integrais, cujo discurso institucional aponta para formação de jovens criativos, autônomos, críticos e atuantes na sua construção estudantil. Para a realização desta pesquisa, nos amparamos nas reflexões de Groppo (2000); Semprini (1999); Souza (2009); Brandão (1993), Carrano (2009). No segundo momento, exporemos o Caderno de Formação: Escola da Escolha (2003), com focos nos cadernos 05,07,08 e 09, para localizarmos o conjunto de práticas pedagógicas que defendem a constituição do Protagonismo Juvenil na escola, a partir das diversas formas de educar. Com isso, pudemos perceber que a prática Protagonista é vista por uma percepção plural e é subsidiada através de componentes curriculares, da Parte Diversificada, e através dos Eixos Formativos, aos quais se estruturam pelos projetos juvenis e os espaços que carregam uma mensagem educativa. |
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