Resumo:
Este trabalho aborda a Educação Financeira e como os estudantes de Ciências Contábeis a aplicam no seu cotidiano. O objetivo principal é verificar como os alunos do curso de Ciências Contábeis do Campus VI da UEPB, localizada em Monteiro/PB, organizam, controlam e planejam suas finanças pessoais com base nos conhecimentos adquiridos durante sua formação. Para atingir esse objetivo, foi utilizada uma metodologia descritiva, com análise quantitativa dos dados. O levantamento dos dados foi feito por meio de questionários físicos aplicados aos alunos, com uma amostra de 121 respondentes, representando 50,8% da população estudada. Os dados foram tabulados inicialmente em planilha eletrônica e posteriormente analisados e cruzados no programa SPSS 20. Os resultados mostraram que os estudantes de contabilidade consideram importante controlar suas finanças pessoais, sendo que 98% dos alunos concordam com isso, mas apenas 62% realmente o fazem. Em relação ao planejamento antecipado de compras, 78,5% dos alunos afirmaram realizar esse tipo de planejamento. Em ambos os casos, as ações foram aprendidas durante a infância e na família, sendo aprimoradas posteriormente na educação básica e no ensino médio. Apenas 16% desenvolveram essas habilidades durante a graduação. Ao analisar a forma como os alunos controlam suas finanças, foi evidenciado que aproximadamente 45% o fazem mentalmente, sem manter um registro escrito ou digital de seus gastos pessoais. Isso dificulta o controle efetivo, já que a maioria realiza o controle mentalmente de recebimentos, contas a pagar, valores a receber, despesas e investimentos. Dessa forma, o ato de não utilizar ferramentas, como planilhas ou tabelas, torna essa tarefa difícil e consequentemente, não confiável.
Descrição:
ROMÃO, D. S. Educação financeira: um estudo sobre o conhecimento e sua utilização junto aos estudantes do curso de ciências contábeis da UEPB, Campus VI. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.