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Geografia escolar e ensino ativo: uma análise das prescrições publicadas no boletim geográfico (1960 - 1964)

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dc.contributor.author Souza, Thalita Silva de
dc.date.accessioned 2023-07-07T13:10:17Z
dc.date.available 2023-07-07T13:10:17Z
dc.date.issued 2023-07-29
dc.identifier.other CDD 910
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29572
dc.description SOUZA, Thalita Silva de. Geografia escolar e ensino ativo: uma análise das prescrições publicadas no boletim geográfico. 2023. 49f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O ensino de Geografia em conjunto com o método de ensino ativo pode contribuir para o fortalecimento da formação do aluno enquanto cidadão. Desse modo, esta monografia se aporta nas investigações historiográficas realizadas através do periódico Boletim Geográfico, organizado e publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE durante o período de 1943 - 1978, atualmente disponível em sua biblioteca on-line. O intuito foi identificar e descrever escritos que abordassem a Geografia para o ensino secundário por meio do método de ensino ativo, que é introduzido no Brasil através dos ideais da Escola Nova em meados da década de 1920. Na metodologia nos aportamos na pesquisa qualitativa e análise documental e nos debruçamos na seleção e catalogação de dados no periódico Boletim Geográfico, sendo esta nossa principal fonte histórica de pesquisa. Diante disso, realizamos um levantamento de artigos publicados durante a década de 1960, período este que mais houve publicações na seção de “Contribuição ao Ensino” no periódico supracitado, para a Geografia escolar. No total destacamos 14 artigos, dentre eles, 4 foram selecionados para maior análise de suas contribuições para o ensino de Geografia. Estes abordam temáticas relacionadas aos objetivos da Geografia no ensino secundário, a importância dos planos de aula, assim como as atividades extraclasse por meio do método de ensino ativo. A partir do levantamento bibliográfico de autores que tratam a temática de pesquisa, destacamos aqui no nosso aporte teórico Albuquerque (2021), Castro (1943), Dias (2021), Lourenço Filho (2002), Preve (1989) e Castro (1943). Em suma, o periódico analisado, se mostra como um documento valioso para os estudos historiográficos da Geografia escolar, capaz de evidenciar interesses voltados ao ensino desta disciplina. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Angélica Mara de Lima Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Geografia pt_BR
dc.subject Método de ensino ativo pt_BR
dc.subject Ensino Secundário pt_BR
dc.title Geografia escolar e ensino ativo: uma análise das prescrições publicadas no boletim geográfico (1960 - 1964) pt_BR
dc.type Other pt_BR


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