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O ensino de Geografia em conjunto com o método de ensino ativo pode contribuir para o fortalecimento da formação do aluno enquanto cidadão. Desse modo, esta monografia se aporta nas investigações historiográficas realizadas através do periódico Boletim Geográfico, organizado e publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE durante o período de 1943 - 1978, atualmente disponível em sua biblioteca on-line. O intuito foi identificar e descrever escritos que abordassem a Geografia para o ensino secundário por meio do método de ensino ativo, que é introduzido no Brasil através dos ideais da Escola Nova em meados da década de 1920. Na metodologia nos aportamos na pesquisa qualitativa e análise documental e nos debruçamos na seleção e catalogação de dados no periódico Boletim Geográfico, sendo esta nossa principal fonte histórica de pesquisa. Diante disso, realizamos um levantamento de artigos publicados durante a década de 1960, período este que mais houve publicações na seção de “Contribuição ao Ensino” no periódico supracitado, para a Geografia escolar. No total destacamos 14 artigos, dentre eles, 4 foram selecionados para maior análise de suas contribuições para o ensino de Geografia. Estes abordam temáticas relacionadas aos objetivos da Geografia no ensino secundário, a importância dos planos de aula, assim como as atividades extraclasse por meio do método de ensino ativo. A partir do levantamento bibliográfico de autores que tratam a temática de pesquisa, destacamos aqui no nosso aporte teórico Albuquerque (2021), Castro (1943), Dias (2021), Lourenço Filho (2002), Preve (1989) e Castro (1943). Em suma, o periódico analisado, se mostra como um documento valioso para os estudos historiográficos da Geografia escolar, capaz de evidenciar interesses voltados ao ensino desta disciplina. |
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