Resumo:
É de suma importância que a inclusão seja tratada e colocada em prática na sala de aula. Para que os/as alunos/as, desde tenra idade, estejam habituados/as a respeitar as diferenças existentes entre eles/elas, assim esse trabalho objetiva discutir sobre a inclusão de alunos/as com deficiências motoras e intelectuais em sala de aula, durante as aulas de Geografia, com base nas observações realizadas durante o Estágio Supervisionado em Geografia II na escola Municipal João Alves Torres da cidade de Araruna/PB, nas turmas de 6º ano, hoje 7º. Para alcançarmos o objetivo proposto realizou-se uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, que envolveu as salas estudadas, foram observadas a dinâmica da turma com relação ao desenvolvimento de atividades curriculares, convivência em grupo e inclusão de colegas autistas e com dificuldades motoras e intelectuais. Adotou-se o método hermenêutico fenomenológico a fim de valorizar a vivência e as experiências do grupo. Assim foi possível compreender que a inclusão é fundamental, mas é normal que o/a professor/a em sala de aula encontre determinadas dificuldades e desafios para encontrar uma maneira de trabalhar a Geografia de maneira didática em sala, ensinar o respeito e assistir cada aluno/a nas suas particularidades.
Descrição:
BORGES, Hemilly Adriany da Silva. A geografia em uma sala de aula inclusiva [manuscrito]: observações na Escola Municipal João Alves Torres em Araruna- PB, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023