Resumo:
O professor enfrenta desafios diários em sala de aula, como por exemplo; a falta de
atenção dos alunos ou o desinteresse no assunto exposto. Cabe ao mesmo planejar
bem como superar os impasses, o lúdico mostra-se uma ferramenta de ensino bem
interessante, pois com base nas pesquisas, evidencia que resgata a atenção do aluno
para o conteúdo. O lúdico tende a enriquecer as aulas de Geografia, principalmente
nos anos finais do ensino fundamental, onde encontramos estudantes entre a infância
e adolescência. Dentre diferentes formas de aplicar o lúdico, destacamos aqui o uso
de jogo no ensino de Geografia por se constituir em uma estratégia que contribui para
o processo de ensino-aprendizagem. Os jogos conectam o aluno com o conteúdo
trabalhado em sala de aula, e o ajuda a exercitar de formar lúdica, o instigando a
aprender se divertindo. O objetivo aqui proposto é compreendermos a contribuição do
uso de jogo no ensino aprendizagem em Geografia nos anos finais do ensino
fundamental. A metodologia usada é a revisão de literatura, com base em publicações
entre os anos de 2018 a 2022 nas seguintes fontes: UEPB, UFCG, Revista Brasileira
de Educação em Geografia e o Catálogo de teses e dissertações da CAPES, tais
pesquisas cientificas confirmam a importância do tema no ensino de Geografia. Com
isso o presente estudo evidência como os jogos podem despertar o interesse dos
alunos para o assunto trabalhado em sala de aula.
Descrição:
SOUZA, Eliabe Honório de. A Contribuição do uso de Jogos no processo de ensino-aprendizagem em Geografia nos anos finais do ensino fundamental: revisão de literatura. 2023. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.