Resumo:
O presente estudo se empenha em ressaltar a Geografia como uma das
ciências indispensáveis para contribuição na formulação de ideias e conceitos
que auxiliam na transformação do pensamento e análise na dinâmica atual.
Para tanto, analisamos como ocorreu o ensino das aulas de Geografia nas
escolas públicas: Escola Municipal de Ensino Fundamental João Alves de
Carvalho (EMEFJAC), e na estadual, Escola Cidadã Integral Professora Maria
Gertrudes de Carvalho Neves (ECIPMGCN), ambas localizadas na cidade de
Caiçara/PB, durante e após o contexto pandêmico da COVID-19. Percebendo
como ocorreu as aulas virtuais e presenciais, constando os pontos positivos e
negativos de suas experiências em adquirir conhecimentos em casa e em sala
de aula. Não obstante, os procedimentos metodológicos se designou por meio
de levantamentos bibliográficos e pesquisa, através de entrevista e
questionário, dessa forma, apresentamos a diversidade de materiais de ensino
aprendizado nos quais podem contribuir com o aperfeiçoamento das aulas de
Geografia, obtendo conclusões sobre como a pandemia afetou o contexto
escolar e como a Geografia interfere nas relações dentro e fora das instituições
de ensino, auxiliando em um melhor discernimento em áreas que envolvam o
cotidiano vivenciado pelos estudantes.
Descrição:
CORDEIRO, Luciara dos Santos Cordeiro. O ensino da geografia no contexto pandêmico: uma análise das instituições de ensino públicas no município de Caiçara-PB. 2023. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.