Resumo:
O cenário de evasão observado em cursos da Computação transmite uma séria
preocupação sobre a aprendizagem de alunos iniciantes no ensino superior dessa
área. A dinâmica e o aprendizado em disciplinas da Programação são aspectos que
demandam uma análise sobre os fatores que podem contribuir para o abandono dos
cursos. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as principais dificuldades
encontradas por estudantes iniciantes na área da Computação, a partir de uma
Revisão Sistemática de Literatura, identificando soluções práticas que visam reduzir
os problemas em torno da aprendizagem da Programação, além da problemática da
evasão nas disciplinas de Algoritmos. Os objetivos principais da pesquisa foram
definidos para identificar as principais obras na área de programação,
concentrando-se nos fatores que causam compreensão falha em Algoritmos, e
apresentar noções acerca da evasão, ressaltando-se o impacto da dificuldade no
aprendizado de programação no Ensino Superior. Seguindo a metodologia Design
Science Research, os resultados da pesquisa indicaram que algumas ferramentas e
estratégias de ensino como o uso da programação em blocos e a aplicação de
cursos introdutórios preliminares, auxiliam e fomentam o estudo dos Algoritmos,
facilitando a compreensão sobre os aspectos da Programação. O trabalho tem como
principal contribuição divulgar as principais técnicas e metodologias que auxiliam na
aprendizagem da Programação e pode contribuir para minimizar as taxas de evasão
escolar nas disciplinas relacionadas aos cursos de Computação.
Descrição:
GOMES, A. N. B. Os obstáculos no aprendizado de algoritmos de programação e suas influências na evasão em cursos de Computação: uma revisão de literatura. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, PB, 2022.