Resumo:
Em virtude da necessidade de metodologias de ensino em Geografia que auxiliem o trabalho docente, esta pesquisa busca apresentar uma proposta metodológica para o ensino de Geografia, que por vezes é inutilizada pelas instituições escolares, o Turismo Geoeducativo. Diante dessa questão, este trabalho científico tem como objetivo destacar as Potencialidades de Turismo Geoeducativo no Roteiro Serras do Agreste Potiguar que englobam as cidades de Passa e Fica, São José do Campestre, Serra de São Bento e Monte das Gameleiras, todas situadas no estado do Rio Grande do Norte. Pois, o Turismo Geoeducativo enquanto proposta metodológica, torna-se indispensável na construção do raciocínio e conhecimento geográfico dos discentes, além de propiciar nestes sujeitos o contato direto e interação com os elementos do seu lugar de vivência e locais visitados. Neste trabalho foi efetuada a caracterização geoambiental dos municípios que compõem o roteiro, descrevendo assim o relevo, hidrografia, clima, flora e fauna, contemplando também informações sobre localização, delimitação territorial e contingente populacional das cidades. Foram realizadas visitas de campo e exploratórias, para observar e identificar os possíveis locais com potencial para visitação em atividades pautadas no turismo geoeducativo. Os roteiros propostos comtemplam de forma individual atrativos selecionados por município, com paradas e locais onde o professor poderá abordar os conteúdos geográficos.
Descrição:
LIMA, Weslley Bezerra de. Ensino de Geografia e turismo geoducativo: proposição de um roteiro para o polo turístico serras do Agreste Potiguar. 2023. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.