dc.description.abstract |
Esta pesquisa é uma reflexão sobre as atividades realizadas durante o Programa de Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura Plena em Geografia, do Centro de Humanidades/CH, da Universidade Estadual da Paraíba, cota 2020/2022, na EEEF Antenor Navarro, em Guarabira/PB. O objetivo deste trabalho é discutir a importância que os programas institucionais, como é o caso do PRP, que contribui para a formação docente. Para a realização destre trabalho, fizemos uso da metodologia qualitativa e participante, dessa forma, para a coleta de informações, elaboramos um questionário no Google Forms com 8 questões, as quais abarcam a realidade vivenciada nos anos de vigência do PRP, onde as instituições escolares experienciaram percalços do distanciamento social e o fechamento das escolas, devido à pandemia da COVID-19), que foram respondidas pelos estudantes que participaram do residência pedagógica. Os resultados apontam para uma série de dificuldades, tanto para alunos quanto para professores, dessa forma, diante da realidade atípica, os residentes e a professora preceptora desenvolveram projetos pedagógicos, para tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas, mesmo que para a minoria dos educandos que tinham acesso ao ensino remoto. Foi por meio da vivência nestes momentos diferentes dos tradicionais, foi possível compreender as dinâmicas da realidade escolar, do ensino de Geografia, das emergências sociais e políticas das instituições públicas de ensino básico e de seu alunado, bem como a superação desses contextos em prol da qualidade da Educação Básica. Esperamos que a experiência formativa obtida durante o PRP, com ênfase principalmente, no momento atípico em que foi vivido, reafirme a importância dos programas de iniciação à docência para a formação inicial de professores, tendo em vista a necessidade de uma maior imersão do licenciando na prática efetiva da sala de aula. |
pt_BR |